18/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

SketchAR

Publicado em 02/12/2020 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Observando a projeção de linhas em uma folha de papel ao apontar a câmera do telefone na superfície, você pode acompanhar o desenvolvimento dos traços até finalizar os variados desenhos. Comecei a experimentar o aplicativo SketchAR que encontrei na loja de aplicativos da Samsung e comecei a estudar melhor as potencialidades da ferramenta.

Conciliando a Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada, o SketchAR se torna uma boa opção para quem deseja adquirir novas experiências com a ilustração. Assim que você abre o aplicativo, algumas seleções precisam ser marcadas para que o app entenda melhor o seu perfil de desenho e ao final, uma galeria de desenhos é colocada à disposição.

Agora é possível aprender a desenhar utilizando os recursos de inteligência artificial e realidade aumentada.

Vale ressaltar que o aplicativo é gratuito, porém, se quiser algo mais completo com relação ao desenho, você pode optar em aderir o serviço e assim investir em uma assinatura. Eu comecei a ficar tentado em aderir os recursos mais avançados, uma vez que desenhar fica bem mais fácil observando a maneira inicial de se criar o esqueleto da sua ilustração.

Muitas vezes pode ser um incômodo segurar o telefone ou tablet em uma das mãos, enquanto a outra passeia pelo papel, mas, se utilizar um suporte como um copo (como eu fiz) você facilmente contorna a situação.

Alguns recursos extras podem aguçar a sua curiosidade como transformar as suas fotos em ilustrações, aprender novas técnicas com alguns jogos inseridos no SketchAR, além de alguns cursos para facilitar mais o aprendizado.

Transforme algumas imagens em belas ilustrações e explore a sua criatividade.

O aplicativo não é perfeito, você precisa de um ambiente bem iluminado e se você não utilizar um suporte, as linhas podem ficar divergentes ao tremer demais a mão de apoio do aparelho, mas eu gostei muito das possibilidades que estou adquirindo com o SkethAR. Baixem, experimentem e vamos desenhar mais. Um grande abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *