Semana On

Segunda-Feira 20.set.2021

Ano X - Nº 461

Campo Grande

População conta com exames para diagnóstico de Covid-19 disponíveis nas 71 unidades

Desde julho, todas as unidades de saúde da Capital contam com o teste rápido, que é realizado com uma gota de sangue a partir do 8° dia de sintoma

Postado em 24 de Novembro de 2020 - Redação Semana On

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Os moradores de Campo Grande têm a praticidade de ter à disposição os exames para diagnóstico de Covid-19, a infecção provocada pelo novo coronavírus, em todas as 71 unidades básicas de saúde do município. É facilitado o acesso tanto ao teste rápido quanto ao RT-PCR, o exame do cotonete. 

Desde o mês de julho, todas as unidades de saúde da Capital contam com o teste rápido, que é realizado com uma gota de sangue a partir do 8° dia de sintoma. “Se tiver coriza, febre alta, dor de garganta ou qualquer outro sintoma gripal, o paciente pode procurar a unidade de saúde, onde passará por consulta e realizará o teste, que tem o resultado em até 20 minutos”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho. 

Para a realização desse exame, não é necessário nenhum agendamento, sendo feito assim que o profissional de saúde avaliar o paciente e considerá-lo como suspeito de infecção pela Covid-19. 

Considerado padrão ouro no diagnóstico da doença, o exame de RT-PCR também está disponível para os pacientes da rede, sendo realizado em doze unidades de saúde, mediante agendamento. Para a realização do exame, é necessário que o paciente vá até um dos locais onde a coleta é feita, e, assim, terá horário marcado para o dia seguinte. 

O RT-PCR é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Batistão, Parque do Sol, 26 de Agosto, Tiradentes, Dona Neta, Moreninha, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália e Albino Coimbra. Todos os exames são feitos de segunda a sexta-feira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...