29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Tecnologia da Prefeitura de Campo Grande auxilia monitoramento e se torna referência no combate a Covid-19

Publicado em 10/11/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O uso da tecnologia no combate à pandemia da Covid-19 em Campo Grande se tornou referência para o País. O Sistema On-line de Triagem da Covid-19, desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, está garantindo bons resultados no monitoramento de pacientes e já chamou a atenção de autoridades de saúde no Brasil. O projeto foi o único da área de tecnologia selecionado pelo Conselho Nacional das Secretarias de Saúde (entre mais de 400 projetos inscritos) para a I Mostra Virtual Brasil, aqui tem SUS.

O sistema utiliza uma metodologia objetiva, baseada em um questionário onde o paciente responde perguntas chaves sobre o seu estado de saúde e, posteriormente, caso necessário, poderá ser direcionado para um serviço de saúde mais adequado, aumentando ainda mais a assertividade das medidas que vem sendo tomadas por todas as áreas. 

A dona de casa Maria das Dores Teles utilizou a tecnologia e se sentiu amparada em um momento de incertezas com a pandemia. “Quando tive os primeiros sintomas, ouvi muitos conselhos, mas nada que me direcionasse a fazer algo confiável. Foi quando eu entrei no site que minha nora indicou e respondi as perguntas. A partir disso, consegui focar no que precisava fazer em relação a minha saúde naquele momento”, explica.

O paciente deve acessar o site. Inicialmente, é feito um cadastro contendo informações pessoais e então, o questionário dos sintomas, feito por fases. É possível ainda fazer uma triagem on-line a cada 6 horas, se houver alteração dos sintomas.  

De acordo com os sintomas, a autotriagem encaminhará para um painel de monitoramento mantido pelas equipes de inteligência que, através do mapeamento de informações, estudam os sintomas e comportamentos epidemiológicos da COVID-19.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca a importância do sistema no combate ao coronavírus, contribuindo significativamente com a construção e análise dos índices epidemiológicos.

“Ele nos auxilia em tomada de decisões e na melhoria da qualidade da informação. Isso certamente traz um resultado direto na assistência prestada ao paciente, uma vez que, por se tratar de uma doença nova e com risco de evolução inesperada, é de suma importância que a gente tenha esse tipo de monitoramento”, explicou.

Até o último dia 31, 1.397 pessoas estavam cadastradas no sistema e 899 participaram da triagem. “Com as informações trazidas pela população através das triagens, além da possibilidade de uma orientação baseada em um protocolo médico e com acompanhamento por um profissional da área da saúde, as outras equipes que atuam na linha de frente podem ser mais assertivas em suas ações”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *