25/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Atividades esportivas e melhorias em espaços públicos garantem saúde e qualidade de vida aos campo-grandenses

Publicado em 10/11/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, reduz a tensão arterial e o colesterol, aumenta a energia e melhora qualidade do sono, além de ajudar a manter o peso saudável e controlar o stress ainda mais em período de pandemia. E neste aspecto o campo-grandense não ficou desassistido e conta com as videoaulas de exercícios físicos oferecidos pela Prefeitura. Com mais de 100 vídeos, o projeto soma 100 mil visualizações por semana com as aulas online que incentivam a população a se movimentar, manter o ritmo e a saúde mental durante o isolamento social. 

A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) fechou os parques em março , mas manteve o Programa Movimenta CG, com adaptações das modalidades para a prática dentro de casa, que implementou a  programação  no formato de como acontecia nos parques para as plataformas como o instagram, facebook e youtube, com exercícios separados para crianças, adultos e idosos. 

 Participantes como Karlyane Oliva, 44 anos, profissional de apoio educacional, relata a importância das videoaulas. "Parou tudo e se parar de se mexer também vamos enlouquecer", desabafou ela. "Aproveito as aulas online para me manter ativa por meio das lives e isso tem me ajudado a ter mais disposição e saúde, além de garantir uma diversão com todo esse estresse do dia a dia". 

 Investimentos

O índice da pesquisa da Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico) de 2017 colocou a Capital como 2º lugar na posição de mais obesos do país, e com os projetos, reformas dos parques, implantações de academias ao ar livre, em 2019 o índice caiu para a 6ª posição.

Segundo diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o objetivo é garantir que a população mantenha uma vida ativa e saudável. "Implantamos políticas públicas em parceria com a comunidade, além disso fizemos o planejamento das melhorias e reformas dos equipamentos de esporte e lazer para que a população frequente mais esses espaços, aumentamos a oferta das modalidades e os locais de atendimento de 10 para 70 e ampliamos o horário de atendimento dos parques em 1h (das 6 às 21 com exceção do Belmar Fidalgo que abre à 4h30), isso sem contar as inúmeras entregas de academias ao ar livre onde as pessoas podem se exercitar próximo de sua casa".

Arakan de Assis, estudante de 17 anos, é um das participantes do projeto, que antes treinava basquetebol no Cemte, e hoje improvisou em casa um espaço para continuar os exercícios com as orientações do professor que são encaminhar por meio do whatsapp e com o auxílio das videoaulas. "Houve sim muita adaptação, mas mesmo com o novo formado nosso time segue com os treinos, casa um na sua casa e aguardando que retorno o mais breve possível".

Projetos

A Funesp, e seus agentes sociais, iniciaram o Programa Movimenta CG, em 2017 com atendimento em 10 locais, em 2018 esse número aumentou para 56 locais e em 2019 chegou a 70 locais, como praças, parques, campos de futebol e associações de moradores e hoje atende mais de 20 mil pessoas por dia com cerca de 30 modalidades. As oficinas fixas e videoaulas vêm mostrando uma melhora na saúde  e auto estima das pessoas, além de formar atletas em determinadas modalidades.

A administração já recuperou mais de 20 academias da terceira idade, além de instalar mais 11 academias ao ar livre, 2 academias de musculação, revitalização das piscinas do parque Tarsila do Amaral, inauguração do Cemte, a entrega do novo Cefat, revitalização da Praça Belmar Fidalgo com a implantação do Memorial Esportivo, além das obras em andamento do Ginásio Guanandizão, Parque Ayrton Senna, Jacques da Luz, Sóter e Praça de Esporte e Lazer no bairro Noroeste. Ao todo são mais 40 milhões de reais investidos na manutenção dos parques e melhoria da qualidade de vida da população. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *