28/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Google Googles

Publicado em 27/11/2014 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Hoje em dia as câmeras dos nossos smartphones e tablets tem melhorado consideravelmente a cada nova geração e desde 2010 existe disponível para as plataformas Android e iOS o Google Googles. Que em linhas gerais funciona como uma pesquisa no Google, porém ao invés de escrever a informação que se deseja saber, você tira uma foto. Extensões inteligentes já existem nas versões mais atualizadas de aplicativos de câmeras fotográficas para celulares, porém o que o app faz, vai um pouco além de uma simples pesquisa.

Ao baixar o Google Googles você logo encontra uma área útil de visualização dividida em blocos. Ao enquadrar o objeto ou imagem que se deseja pesquisar, rapidamente ele mostra para você os resultados de sua captura; que podem ser desde pontos turísticos, quadros famosos, marcas diversas e até código de barras.

O Google Googles funciona muito bem em uma conexão 3G e desde a sua última atualização ele também consegue resolver desafios de Sudoku. Por meio dele você salva contatos direto de um cartão de visitas, lê os diversos QR Codes que existem e se torna uma grande ajuda quando associado ao Google Maps. Você pode também guardar informações sobre livros e até traduzir palavras ou frases para o nosso idioma.

Porém, um dos pontos chaves é conseguir substituir a procura pelas máquinas que conferem os preços dos produtos nos supermercados. Basta fotografar o código de barras e além de conferir o nome, é possível verificar informações do produto e em alguns casos até o preço.

O aplicativo em si não é perfeito, mas ajuda muito o cotidiano para pessoas que como eu são muito observadoras. Em breve a empresa pretende catalogar todos os tipos de plantas, para que em uma viagem pelo campo, seja possível identificar quais plantas são impróprias para o consumo.

Para um mundo em que uma imagem vale mais que mil palavras o Google Googles se faz cada dia mais necessário e por isso com certeza Vale um Play.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *