29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

MS tem maior número de homicídios entre indígenas do país em 2019, diz CIMI

Publicado em 01/10/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Mato Grosso do Sul teve em 2019 o maior número de homicídios entre os povos indígenas do país. Quarenta integrantes e líderes foram assassinados no estado, de um total de 113 no país, segundo o novo relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgado no último dia 30.

O documento é resultado de uma apuração feita com as entidades e associações dos povos sobre a situação dos índios no Brasil.

"Constata-se que em 2019 a população indígena de Mato Grosso do Sul continuou sendo alvo de constantes e violentos ataques, em que há até mesmo o registro de práticas de tortura, inclusive de crianças", cita o relatório.

O estado também aparece na primeira posição na quantidade de conflitos relativos a direitos territoriais. Em 2019, conforme o Cimi, foram 10 no estado, o que representa 28,5% dos 35 que ocorreram no Brasil.

O relatório aponta que Mato Grosso do Sul também é o estado que registrou neste ano a maior quantidade de casos de violência sexual. De dez ocorrências no Brasil, quatro foram no território sul-mato-grossense.

Mato Grosso do Sul também é citado no relatório como o segundo estado do Brasil em quantidade de suicídios de indígenas (34). O documento aponta que o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do estado diz que nos últimos 14 anos, cerca de 645 indígenas se suicidaram, o que significa 1 suicídio a cada 7,9 dias .

O documento ressalta ainda que em 2019 houve um aumento de 452% nos focos de incêndios em terras indígenas. A área mais afetada, de acordo com o levantamento do Cimi, foi a Kadiwéu, que fica localizada na transição entre o Pantanal e Cerrado e registrou 1.268 focos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *