29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Taxa de contágio do coronavírus cai em MS, mas pandemia não está controlada adverte secretário

Publicado em 18/09/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse na quinta-feira (17) que nos últimos cinco dias a taxa de contágio do coronavírus no estado caiu de 1,12% para 1,04%. Ressaltou, entretanto, que a meta é ficar abaixo de 1% para reduzir a transmissão da doença.

Resende alertou que apesar dessa queda a pandemia não está controlada em Mato Grosso do Sul. Comentou que hoje foram confirmados mais 831 casos no estado e que a média dos últimos 7 dias é de 850 casos por dia. O total de infectados pelo vírus chegou a 61.794.

O secretário avaliou que a média de casos novos se mantém alta, assim como a de mortes. Nesta quinta foram confirmadas mais 11 e a média ficou em 15,57 por dia nos últimos 7 dias. Desde o início da pandemia o número óbitos é de 1.133 no estado.

Ele comentou que a circulação do vírus continua alta em Mato Grosso do Sul, e que a taxa de testes para a doença que tem apresentado resultado positivo tem oscilado entre 33% e 40%.

Dos casos confirmados no estado, 5.639 são considerados ativos. Desse total, 5.154 estão cumprindo isolamento domiciliar e 485 estão internados, sendo 220 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 48%.

O estado tem 1.396 amostras de testes na fila do Laboratório Central (Lacen) em Campo Grande e em instituições parcerias e 3.095 casos sem encerramento pelos municípios. Desde o início da pandemia já realizou 240.845 testes para a Covid-19.

Governador testa positivo

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), de 57 anos, testou positivo para Covid-19. De acordo com a assessoria do governo, ele iniciou a quarentena na quinta-feira (17). Ele passa bem e os sintomas da doença são considerados leves.

No período de isolamento o governador vai trabalhar de casa, em regime home office. Ele é o 14º governador do país a ser contaminado pelo novo coronavírus.

Chefes dos poderes

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia afirmou na quarta-feira (16), que testou positivo para o coronavírus. Com isso, os chefes de todos os poderes já contraíram a doença.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux também foi infectado. O presidente, Jair Bolsonaro, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, estão curados.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *