28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Arte mobiliza e Hemosul celebra 2 mil bolsas de sangue em menos de 20 dias

Publicado em 25/08/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A união entre a arte e a solidariedade tem sido muito positiva em Mato Grosso do Sul. Lançada no dia 5 de agosto a campanha “Do Mesmo Sangue” já mobilizou dois mil doadores no Estado, e o resultado são 2 mil bolsas de sangue coletadas na Rede Hemosul e a ararinha vermelha do Monumento das Araras em Campo Grande voltando às suas cores de origem.

Devido a pandemia nos últimos meses a Rede Hemosul vinha enfrentado períodos de significativa baixa nos estoques de sangue, e a iniciativa tem sido importante para manutenção do estoque estratégico da instituição que atende as unidades públicas e privadas do Estado. 

“A solidariedade está sendo o ponto chave dessa campanha e ver a arara sendo colorida com a colaboração de pessoas que já doavam e também de novos doadores que chegam no Hemosul querendo ajudar é incrível”, avalia Marli Vavas, coordenadora geral da Rede Hemosul, que destaca a importância da fidelização desses doadores ao longo do ano.   

A segunda etapa da pintura da arara vermelha foi realizada nesta segunda-feira (24) pelo artista plástico Cleir, que enfatizou a participação da sociedade nessa iniciativa em prol da vida. “Ver a participação das pessoas com o maior interesse de ir fazer a doação é uma satisfação muito grande, especialmente num momento desse de pandemia que a gente está realmente precisando”, destaca o artista que lançou a obra em 1996.  

Além da mobilização da sociedade, diversas empresas da iniciativa privada também tem aderido a iniciativa. A campanha “Do Mesmo Sangue” é uma parceria entre Hemosul, Sicredi, e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). Para que a arara volte a ficar totalmente vermelha serão necessárias 5 mil bolsas de sangue. A cada mil doações uma parte dela será pintada.

Serviço

O Hemosul Coordenador fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 7h às 17h, e aos sábados de 7h às 12h. A cada 1° sábado do mês o atendimento é das 7h às 17h. 

Além da demanda espontânea, o agendamento é uma opção para evitar aglomeração e prevenir o contágio do novo coronavírus. Os telefones para agendamento na Capital são os fixos (67) 3312-1516, (67) 3312-1529 e (67) 99298-6316. 

Também é possível doar nas unidades do Hemosul de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. Confira aqui os endereços e horários de atendimento.

Para doar é necessário levar documento oficial com foto, estar bem alimentado, ter mais de 55 quilos e possuir idade entre 16 e 69 anos. Critérios para a doação de sangue em Mato Grosso do Sul podem ser conferidos no site do Hemosul.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *