28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Com 100% de ocupação para pacientes com Covid-19, hospitais de Campo Grande ficam sem vagas de UTI no SUS

Publicado em 31/07/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A situação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Campo Grande, chegou ao estado mais crítico desde o início da pandemia do novo coronavírus. Na tarde do último dia 29, 100% dos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para pacientes com Covid-19 na capital sul-mato-grossense, foram ocupados.

No Hospital Regional, os 87 leitos de UTI reservados para pacientes com a doença estão ocupados, o que também já aconteceu no último dia 26 e obrigou o hospital a abrir mais quatro leitos de forma emergencial para atender pacientes em estado grave. Na Santa Casa, onde há 10 leitos para atendimentos a pacientes do SUS com Covid, todos estão ocupados. No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, que inaugurou dez leitos na segunda-feira, todos também estão ocupados.

Os cinco leitos que foram inaugurados recentemente no Hospital do Pênfigo também estão ocupados. A Secretaria de Saúde de Campo Grande diz, no entanto, que tem duzentos-e-dezoito leitos de UTI na capital, contratualizados pelo SUS e que podem ser usados por paciente com Covid, se houver necessidade. Esses leitos também são usados para outras doenças.

De acordo com a assessoria da prefeitura, mais quatro leitos de UTI serão abertos no hospital regional ainda nesta quarta, e outros dez leitos serão abertos até a próxima sexta-feira, com respiradores que estão chegando. Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disse que realiza a liberação de leitos de UTI transferindo pacientes não covid para outros hospitais . Com isso, a expectativa é de que nove leitos sejam liberados também nesta quarta.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul atingiu a capacidade de ampliação de leitos de UTI. Ainda conforme a SES, a capital registra 9.291 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com 111 óbitos.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *