29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Atividades da Semana de prevenção do câncer bucal começam segunda

Publicado em 31/10/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Quem estiver na região central da cidade na próxima segunda-feira (03/11) poderá participar das atividades de abertura da Semana de Prevenção do Câncer Bucal, que se estenderá até a próxima sexta-feira (7). A programação será aberta às 7h30, na Praça Ary Coelho com ações de prevenção e detecção de lesões bucais com potencial cancerígeno, palestras e distribuição de folders e orientações sobre auto-exame. A ação é resultado de parceria entre Prefeitura de Campo Grande e Conselho Regional de Odontologia e contará com a participação dos acadêmicos de odontologia da UFMS e da Anhanguera-Uniderp.

A programação da Semana de Prevenção de Câncer Bucal segue no período vespertino, com palestra sobre prevenção do câncer bucal para os odontólogos da Rede Municipal de Saúde (Remus), no auditório da Associação Brasileira de Odontologia de Mato Grosso do Sul. Durante toda a semana, essas mesmas ações serão realizadas no horário de funcionamento de todas as Unidades de Saúde da Capital, atendendo a população de suas áreas de abrangência.

A dentista coordenadora do Serviço de Odontologia da Sesau, Maisa Okama, explica sobre a importância do conhecimento da população para esse câncer e ainda para o diagnóstico precoce. “Quando o diagnóstico da doença é feito nos estágios iniciais, o câncer de boca pode ser considerado curável, mas se houver conhecimento tardio, o prognóstico é desfavorável e os tratamentos mais agressivos”, conta.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2012 ocorreram 14.170 casos novos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres. Isto revela um número crescente e com alto índice de morte, se comparado aos dados de 2010, com 4.891 mortes: 3.882 de homens e 1.009 de mulheres.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *