28/03/2024 - Edição 540

Vale um Play

Tablets e computadores

Publicado em 03/06/2020 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nessa semana irei trabalhar uma reflexão sobre a rivalidade entre tablets e computadores. Estou há quase dois anos utilizando de forma massiva o Samsung Tab S4. Por meio dos recursos do pacote Adobe e serviços como o Office 365 que assino, são raras as vezes que preciso ligar o computador e realizar um trabalho mais exigente.

Quando optei em trocar um notebook para o tablet em 2018 eu refleti bastante sobre os usos e limitações de cada aparelho. Estava focado em reduzir peso, obter mais tempo de bateria e ainda poder otimizar tempo, trabalho e recursos. Observando o mercado eu passei meses estudando qual o melhor custo benefício.

Leve e compacto. Ideal para levar em qualquer lugar.

Por fim, resolvi investir no Tablet e não me arrependo. Nas mais diversas atividades para ajuste de fotos e ainda edições de vídeo, o tablet supre todas as necessidades. Por meio dos recursos da Microsoft consigo produzir textos, apresentações e ainda compartilhar todos os arquivos entre as pessoas de cada projeto.

Utilizando um adaptador, acesso portas USB e diversos recursos externos como um HD e ainda pela entrada HDMI projeto em um monitor o modo Dex e assim utilizar periféricos como teclado e mouse e fazer do próprio S4 uma mesa digitalizadora. O que transforma todo o conjunto em uma grande estação de trabalho.

Versatilidade para as atividades do cotidiano.

No mesmo aparelho consigo realizar os trabalhos, apreciar um pouco de entretenimento e ainda jogar títulos adaptados para o sistema Android. O aparelho desde sua aquisição me permitiu explorar mais recursos das lojas, aplicativos e acredito que em breve esse será o grande futuro dos computadores.

Optei em escrever sobre o periférico nessa semana, pois, no meu ambiente de trabalho eu sou o único que não utiliza notebook e meus colegas questionaram se valia a pena investir nesse tipo de ferramenta. Por meio da nuvem acesso impressoras, servidores e ainda compartilho arquivos e documentos de forma prática e acessível.

Transforme as capacidades do tablet em uma grande estação de trabalho.

Outras versões mais atualizadas saíram como o Tab S6, assim como novos modelos do iPad Pro, porém, ainda não pretendo trocar de dispositivo tão cedo, afinal, depois de quase dois anos, o S4 ainda se mantém estável, atualizado e potente para realizar diversas demandas.

E quanto a vocês leitores, pretendem migrar para os tablets ou permanecer nos computadores? Seja qual for a decisão, o mais importante é escolher o produto de acordo com a necessidade e produção de trabalho. Um grande abraço a todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *