28/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul tem onze óbitos por coronavírus, 326 confirmados e monitora 61 suspeitos

Publicado em 08/05/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Com mais quinze exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 326. Um óbito pela doença foi registrado em Campo Grande, passando para onze mortes por Covid-19.  A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 61 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (8).

Dos 326 casos confirmados, 96 estão em isolamento domiciliar, 199 estão sem sintomas e já estão recuperados. Vinte e três estão internados, sendo 15 em hospitais públicos e oito em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado e um é de fora do País.

Das 1.500 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 1.466 deram negativo e 34 deram positivo. Das 103 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Dourados, quatro deram positivas e 99 foram descartadas. Das 67 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Três lagoas, 60 deram negativo e sete positivo.

Desde o dia 25 de janeiro foram registradas 3.470 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 3.062 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 61 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

Isolamento baixo

Principal medida para enfrentar o novo coronavírus, o distanciamento social continua baixo em Mato Grosso do Sul. A taxa de isolamento registrada na quarta-feira (6) foi de apenas 40,2%, o que significa que quase 60% estavam circulando pelas ruas da Capital e interior.

A ferramenta de monitoramento por geolocalização utilizada pelo Governo do Estado, identificou isolamento de 40,1% em Campo Grande para o dia. Já os índices mapeados no interior do Estado variam entre 30,6% (Rio Verde de Mato Grosso) a 54,7% (Aral Moreira).

Ao mesmo tempo que o isolamento se mantém abaixo do ideal em todas as regiões, o vírus tem se espalhado e a interiorização dos casos ocorrido diariamente. Além de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Sonora, Nova Andradina, Chapadão do Sul, Brasilândia, Batayporã, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Ladário, Coxim, Bataguassu, Mundo Novo, Paranaíba, Ponta Porã, Sidrolândia, Jardim, Alcinópolis, Jateí, Miranda, Naviraí, Paraíso das Águas, Rio Verde de Mato Grosso e Selvíria, integram o mapa atualizado desta quinta-feira. 

Na contramão de todas as recomendações, os novos casos identificados nos pequenos municípios, são resultado de aglomerações, festinhas e encontros familiares, conforme levantamento da SES.  O baixo isolamento pode ter um alto “preço”, e é preciso conscientização, para que nenhum familiar ou amigo passe a integrar as estatísticas dessa doença tão imprevisível. O novo coronavírus já mostrou a que veio, e só no Brasil já fez mais de 8,5 mil vítimas, conforme atualização de ontem do Ministério da Saúde.

Apesar do bom desempenho de Mato Grosso do Sul no cenário nacional no enfrentamento a pandemia, a SES demonstrou preocupação com o baixo isolamento que pode elevar o Estado ao mesmo padrão de gravidade da doença em outros estados do País. “O inimigo é ardiloso, nós precisamos estar vigilantes. O ambiente de uma UTI é muito hostil”, alertou o secretário Geraldo Resende. 


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *