28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Coleta seletiva volta nesta sexta-feira e UTR será reaberta segunda-feira

Publicado em 08/05/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A coleta seletiva, que estava suspensa há 43 dias em decorrência das medidas de prevenção ao Covid-19, será retomada nesta sexta-feira (8). Na segunda-feira (11), será reaberta a UTR (Unidade de Triagem de Resíduos) com base num plano de contenção, com medidas de biossegurança, aprovado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Segundo a Solurb, responsável pelo serviço, a coleta seguirá o cronograma que já é conhecido pela população. O mapa de coleta, datas e horários, estão disponíveis no site www.solurb.eco.br. Em média são coletadas na cidade de 25 a 30 toneladas de lixo reciclável, que corresponde a 2,5% do total de lixo coletado em Campo Grande.

Neste período de pandemia a empresa orienta a população para que não descarte mascaras e luvas no lixo reciclável, para que se evite contaminações. Nas casas onde moram pessoas com sintomas ou que tenham contraído o coronavírus a orientação é que todo o material reciclado continue sendo acondicionado com o lixo comum, em sacos bem fechados.

Triagem de resíduos

A UTR (Unidade de Triagem de Resíduos), operada de forma conjunta por três cooperativas e uma associação de trabalhadores de materiais recicláveis, volta a funcionar na segunda-feira com medidas de segurança. Continuarão afastados do trabalho quem tiver mais 60 anos, gestantes e pessoas com morbidades pré-existente.

Dos 134 cooperados cadastrados, diariamente só poderão atuar 95, garantindo um distanciamento mínimo de 2 metros entre eles.

Os idosos poderão exercer suas atividades se tiverem autorização médica. No início do trabalho, um cooperado vai medir temperatura corporal e aqueles que tiverem com febre terão de voltar para casa.

O plano de contenção estabelece o tipo de vestiário que cada um terá de usar, necessidade de uma usar boné; botina de segurança; luva resistente a corte e esfoliações; máscara de segurança e garrafa de água de uso individual para hidratação no expediente diário. O material coletado num determinado dia ficará 24 horas em quarentena, antes de serem processados.

Outra medida prevista no plano de contenção é o reforço da higienização de todas as instalações. Na guarita, instalações administrativas, galpão de triagem estão previstas duas higienizações diárias; no refeitório e nas prensas três higienizações.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *