19/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Já passou a hora de cortar o cabelo? Veja essas dicas de como fazer isso em casa

Publicado em 05/05/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Você está entediado. Cansado de ficar em casa. E, a cada dia que passa, seu cabelo está mais desgrenhado. Será que é hora de cortá-lo em casa? O assunto parece estar gerando cada vez mais ansiedade.

 Há quem veja a ideia com receio dos riscos de um desastre – que muitas vezes pode ser difícil de consertar depois. “Não recomendo [cortar o cabelo em casa]. Seu cabeleireiro vai estar lá quando as coisas melhorarem, então, se puder esperar, é melhor”, disse Sophia El Alami, do Brian Graham Salon, de Minneapolis, Minnesota, ao HuffPost US.

Para enfrentar a quarentena sem usar a tesoura, El Alami tem algumas dicas: “Pode ser um bom momento para experimentar novos estilos. Pentear para trás ou para o lado – experimente. Use spray para dar textura e volume”. Outra ideia é procurar acessórios que você não usa há tempos. “Uma echarpe na cabeça é uma ideia, ou então presilhas e prendedores de cabelos.”

Mas e para quem simplesmente não aguenta mais o próprio cabelo? Se for esse o seu caso, dá para tentar resolver – seguindo conselhos de profissionais.

Conversamos com estilistas e reviramos a internet em busca das melhores dicas. Mesmo que o resultado não seja exatamente o que você queria, lembre-se de que são apenas cabelos. Para a maioria de nós, trata-se de um recurso renovável. E você sempre pode colocar um chapéu na hora de participar de uma chamada pelo Zoom.

Primeiro passo: chegando ao “salão”

Saia de casa. Agora volte para dentro. Pronto! Você está no salão! Sente-se na cadeira mais chique da casa e folheie uma antiga revista de fofocas. Aceite a oferta da recepcionista de água com infusão de pepino. (Dica: prepare um pouco de água de pepino.)

Segundo passo: prepare sua estação de trabalho

Está na hora! Vá para a cadeira do seu cabeleireiro. Onde ela deveria ficar? De acordo com o cabeleireiro e colorista Tim Foster, do The District on 50th Salon + Spa, em Edina, Minnesota, o ideal é procurar um espaço pequeno e fechado, onde você possa ver o que está fazendo e que será varrido quando terminar. Para a maioria das pessoas, estamos falando do banheiro.

“Para facilitar a limpeza, você pode forrar o chão com toalhas”, disse ele ao HuffPost. “O cabelo é muito leve e se espalha por tudo quanto é canto. Então, esteja preparado.”

Dica profissional: embora pareça inteligente fazer isso no box, provavelmente não é uma boa ideia. “Você precisa de um espelho bem iluminado para poder ver o que está fazendo”, diz Foster.

Cubra suas roupas, mesmo que esteja usado o mesmo pijama há uma semana. Se você tiver uma capa de chuva, ela serve perfeitamente. Caso contrário, tente uma dica da Maryam Maquillage (veja abaixo): faça um buraco num saco de lixo para improvisar as capas usadas nos salões.

Idealmente você usaria máquina, navalha ou tesoura de cabeleireiro. Mas, se não tiver esse tipo de equipamento em casa, pegue a tesoura mais afiada que tiver.

“Se você tem uma tesoura afiada que usa apenas para cortar tecidos, está ótimo”, diz Foster. “Em geral a ponta é a parte menos afiada das tesouras velhas, e você precisa delas para cortar o cabelo.

E não use a tesourinha de cortar as unhas dos pés, é nojento.” Em caso de dúvida, Foster sugeriu testar sua tesoura cortando um pouquinho de cabelo como teste. Se ela cortar com facilidade, tudo pronto.

Terceiro Passo: o que vamos fazer?

Converse com seu estilista (sim, é você mesmo) sobre o que você quer fazer. Quer tirar a franja dos olhos? Acertar o contorno da orelha? Cortar alguns centímetros de pontas duplas? Selecionamos alguns vídeos abaixo.

Os estilistas que entrevistamos e os vídeos que assistimos são unânimes: vá com calma. “Você tem tempo de sobra. É melhor não cortar muito logo de cara. Se não ficar bom, você pode repetir o procedimento”, recomenda Foster.

Acertar a franja

Curta a companhia da cabeleireira mais sincera do planeta, Amber. Ela certamente merece o prêmio de “Pessoa com quem a gente mais gostaria de tomar uma cerveja quando tudo isso acabar”. Enquanto esse dia não chega, considere o vídeo um happy hour virtual.

O tutorial de 12 minutos não tem julgamentos nem culpa. “Tudo bem se você aparar a franja em vez de ir ao salão, porque todo mundo tem o direito de enxergar”, diz ela. “Não há só uma maneira de fazer as coisas, e isso vale pra acertar a franja”, acrescenta ela, filosoficamente.

Depois de assistir ao vídeo inteiro, você estará pronta para seguir a principal recomendação de Amber: “cortar um pouco e checar, cortar um pouco e checar”.

Você vai gargalhar quando ela recomenda “cuidado para não furar seus olhos ou cortar os cílios”. Amber oferece até mesmo uma dica para dar textura (“só para profissionais”), na qual avisa que os amadores não devem tentar esse tipo de coisa e depois reclamar que ficaram sem franja.

Cortar as pontas de cabelos longos e lisos

Mais de 3 milhões de pessoas assistiram a este vídeo, seja para curtir o glamour de Maryam Maquillage ou para aparar os próprios cabelos. Ela dá instruções claras e o passo a passo para aparar cabelos lisos na altura dos ombros.

Ela também é muito sincera, admitindo que acabou cortando uns 7 centímetros, quando na verdade queria tirar só uns 4. Mas, dando de ombros, ela diz: “Tudo bem, meu cabelo estava morto de qualquer maneira”. Ela usa os dedos, não uma régua, mas o resultado final parece absolutamente perfeito ― o que talvez tenha mais a ver com seu cabelo fabuloso do que com sua experiência.

Aparar cabelos cacheados

Mell, também conhecida como #ManesByMell, é uma estilista de cabelos superencaracolados. Neste vídeo de 14 minutos, ela desmente o mito de que você não consegue cortar cabelos encaracolados e dá dicas para tirar cachos muito finos ou desgrenhados. Ela também tem um ótimo senso de humor, quase uma combinação de tutorial sobre cabelos e “Meu Primo Vinny”.

Sim, Mell é engraçada, confiante e descontraída, mas, como aquela sua professora predileta do ensino médio, ela passa muito conhecimento enquanto ensina o “corte perfeito”. Se você está procurando a definição exata de “manutenção do cabelo”, ou então dicas para manter um cabelo saudável e que não exija muitas idas ao cabeleireiro, Mell é a pessoa certa.

Aparar cabelos curtos

Você só quer dar um jeito no pescoço e acima das orelhas? Não quer ouvir muita história? Esse é o vídeo para alguém que escolhe o barbeiro com base nos critérios de velocidade e silêncio, não em talento artístico. Em pouco mais de 11 minutos, o Mr. Tips for Clips ensina como aparar o cabelo masculino curto, incluindo um truque especial para cortar a parte de trás sem a ajuda de dois espelhos. Observação: você precisa de uma máquina para seguir essas instruções.

Aparar cabelos naturais

A YouTuber Naptural85 promete não apenas que suas dicas de corte são super fáceis, mas que elas funcionam em cabelos naturais, relaxados, cacheados e lisos. Além disso, com seu sorriso e descontração, ela te faz acreditar que cortar o próprio cabelo não seja só possível, mas também divertido. Este vídeo de 9 minutos cumpre a promessa. Sem usar métodos de aquecimento que podem danificar os cabelos, ela demonstra como reunir algumas peças simples de equipamento (tesouras, três tipos de pentes e algumas presilhas), torcer os cabelos e trabalhar de trás para frente para evitar becos sem saída. Um dos pontos altos do vídeo? Aos 2 minutos, quando ela olha para as pontas duplas do cabelo e diz: “Ai meu Deus, olha esse meu cabelo”. Nós, mulheres com pontas duplas, sabemos muito bem do que ela está falando.

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost UKe traduzido do inglês.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *