20/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Tomar chá verde ajuda a combater alergias alimentares, sugere estudo

Publicado em 28/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Um estudo recente da Universidade Shinshu, no Japão, sugere que tomar chá verde estimule bactérias Flavonifractor plautii (FP), que são encontradas no nosso intestino e capazes de suprimir alergias alimentares.

Publicada na revista científica Frontiers in Immunology, a pesquisa foi liderada por Tasuku Ogita, PhD do Instituto de Ciências Biomédicas da universidade japonesa. De acordo com o especialista, o chá verde é rico em catequina, um antioxidante que representa de 30% a 42% do peso seco da infusão de ervas

Parte dessa substância é metabolizada em nosso intestino pelas Flavonifractor plautii, cepa da família bacteriana Clostridia, conhecida por seus notáveis efeitos sobre o sistema imunológico, que incluem a inibição de inflamações.

Nesse caso, foi observado que, in vivo, a Flavonifractor plautii suprime a resposta imune de antígenos Th2 às alergias alimentares, podendo aliviá-las.

“Eu estudei o chá e seus benefícios à saúde extensivamente. Essas descobertas não foram uma surpresa, porque algumas cepas da bactéria Clostridia são conhecidas por serem anti-inflamatórias e têm outros benefícios à saúde ”, disse Ogita em entrevista ao site NutritionInsight. Entre outras vantagens associadas a essas bactérias e observadas em estudos anteriores estão a diminuição da pressão arterial e a regulação do peso.

Avanços

Após conseguir cultivar a FP em laboratório por seis meses, os pesquisadores torcem para que, um dia, ela possa ser integrada a produtos alimentícios para reduzir possíveis reações alérgicas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *