29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Campo Grande está em segundo lugar entre as capitais com melhor estrutura para internação

Publicado em 23/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Campo Grande é a segunda capital, dentre todas do país, com melhor estrutura disponível para internação. Cinco capitais já estão à beira do calapso: Manaus, Macapá, São Paulo, Fortaleza e Palmas.

De acordo com levantamento feito pelo prof. Diogo Ferraz, do Blog Valor Adicionado, com base nas informações do Datasus e do Brasil.io, a capital de Mato Grosso do Sul está com o índice-Covid em 0,01. Enquanto que as capitais que estão em situação de urgência estão com 1.

A situação mais confortável da capital, se deve às medidas urgentes tomadas no início da crise, e por isso é tão importante que as pessoas continuem em casa.

“Estamos em uma situação muito melhor que muitos irmãos, mas não podemos afrouxar e parar de seguir as recomendações internacionais de saúde. Se hoje não estamos em situação crítica e porque agimos rápidos. Continuem firmes em casa, para logo estarmos juntos”, diz o prfeito Marquinhos Trad.

Em Campo Grande há 239 leitos clínicos (enfermaria) exclusivos para atendimento à Covid-19, na rede pública e particular, e 111 leitos de UTI. A Prefeitura está ainda em processo de compra de 150 respiradores, para ampliar os leitos de UTI.

COVID-Index

O COVID-Index mensura a utilização da estrutura hospitalar das regiões brasileiras – capitais, estados e microrregiões. Quanto mais perto de 1, ele mostra que a estrutura hospitalar de uma região está próxima do seu limite ou do colapso.

O índice leva em conta um modelo matemático não-paramétrico alimentado por vários indicadores, como:

– Quantidade de leitos clínicos

– Quantidade de respiradores

– Quantidade de médicos (clínicos, infectologistas e pneumologistas)

– Número de casos confirmados de coronavirus

– Número de óbitos por coronavírus


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *