28/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

4 problemas de saúde que humanos podem causar em animais

Publicado em 21/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Embora ainda haja muitos fatos a serem desvendados sobre o novo coronavírus, batizado de Sars-CoV-2, uma hipótese sobre seu surgimento já é bastante aceita: a de que o vírus teria evoluído em morcegos até conseguir “saltar” para humanos, que tiveram contato com saliva ou fezes do animal.

Se a tese for confirmada, a Covid-19 será mais um exemplo de uma zoonose, doença que é transmitida de animal para humano. Elas são relativamente comuns e bastante conhecidas: raiva e toxoplasmose estão entre as mais lembradas. Mas, ainda que raro, o cenário oposto também ocorre. Humanos podem transmitir doenças para os animais, as chamadas zoonoses reversas. No caso específico da Covid-19, ainda não há um consenso, embora já existam relatos de animais que teriam contraído a doença de humanos.

Conheça a seguir os principais problemas de saúde que humanos podem causar em seus animais de estimação:

Micose

Causada por uma infecção fúngica, a micose provoca coceira e manchas redondas avermelhadas na pele e no couro cabeludo. Em animais, pode levar à perda de pelo. A transmissão ocorre pelo contato direto com o infectado ou o compartilhamento de objetos, e é uma via de mão dupla: humanos podem passar para animais e vice-versa.

Gripe

Em 2009, durante a pandemia de H1N1, foi registrado o primeiro caso fatal de transmissão de gripe de humano para gato: o bichinho teve pneumonia decorrente da infecção viral. Desde então, foi identificado que gatos e cachorros podem contrair a doença, com sintomas parecidos aos de humanos: dificuldade para respirar, febre, falta de apetite e, em casos raros, morte.

Caxumba

Também causada por um vírus, a caxumba tem como principais sintomas febre, dor de cabeça e um inchaço característico das glândulas salivares no pescoço. Embora os casos sejam cada vez mais raros graças à vacinação, eles ainda ocorrem e a doença pode ser transmitida para cachorros. Eles têm os mesmos sintomas que humanos, mas não podem ser vacinados.

Inalação de fumaça de tabaco

Do ponto de vista técnico, não se trata exatamente de uma doença, mas de um potencial causador de outras enfermidades, entre elas câncer e obesidade. Os riscos de ser fumante passivo, ou seja, viver em um ambiente onde alguém fuma, existem tanto para humanos quanto para animais, mas estudos apontam que eles são mais prejudicados que nós quando expostos a essa situação.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *