19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Governo quer ativar Hospital da Mulher e da Criança, em Dourados, com 66 leitos contra o coronavírus

Publicado em 15/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Governo do Estado pretende antecipar a ativação do Hospital da Mulher e da Criança de Dourados, para implantar cerca de 60 leitos, entre clínicos e de UTI, e transformá-la em referência no combate à Covid-19. O hospital está em fase final de construção em área anexa ao Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A previsão inicial era de conclusão das obras em junho, mas a proposta agora é acelerar os trabalhos para término já no mês que vem. Paralelamente, é preciso conquistar recursos emergenciais destinados à compra de equipamentos. A ideia conta com apoio da reitora da UFGD, Mirlene Damázio, e do superintendente do Hospital Universitário da UFGD, Alisson Henrique Farinelli.

Para conseguir agilizar os procedimentos o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, e o governador Reinaldo Azambuja, estão trabalhando articuladamente junto à bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional, Ministérios da Saúde e da Educação e também à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que faz a gestão do Hospital Universitário de Dourados.

“Paralelamente aos entendimentos junto à Ebserh e à UFGD para que a empresa responsável agilize os trabalhos de construção, em outra frente articulamos a viabilização de recursos da ordem de cerca de R$ 3,5 milhões necessários à conclusão da obra física; e outros R$ 5 milhões para a compra dos equipamentos necessários à ativação dos leitos”, explica o secretário Geraldo Resende.

O Governo do Estado também articula junto ao Ministério da Saúde a habilitação dos leitos hospitalares que ficarão à disposição dos pacientes acometidos da Covid-19 na região da Grande Dourados.  Como parte do plano emergencial, além dos leitos do Hospital da Mulher e da Criança, estão neste processo 42 leitos clínicos e 25 leitos de UTI, entre públicos e privados.

Na proposta de antecipar as obras e a ativação do Hospital da Mulher e da Criança e de transformá-lo em referência contra o coronavírus, o secretário Geraldo Resende destaca o apoio da direção da UFDGD. “Temos uma excelente parceria e neste momento em que precisamos nos preparar para um cenário de necessidade de mais leitos para os eventuais pacientes do novo coronavírus, estamos tendo toda a receptividade e colaboração da UFGD e do HU de Dourados”, salienta o secretário. “Também estamos tendo total apoio do município de Dourados e participação da bancada federal”.

Laboratório

O Governo do Estado, por meio da SES, também trabalha junto à UFGD para dotar o laboratório de pós-graduação de Faculdade de Ciências da Saúde de profissionais, insumos e equipamentos necessários para a realização dos testes da Covid-19. A unidade possui equipamentos de pesquisa que poderão ser utilizados para a realização dos exames.

A previsão é de que na próxima semana já seja possível o início desse serviço, com o objetivo de dotar a Região da Grande Dourados dos exames com mais rapidez, já que atualmente, apenas o Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), e a Universidade Federal de MS (UFMS), realizam esses testes.

Leitos em MS

A nova restruturação dos leitos disponíveis para o coronavírus em Mato Grosso do Sul, divulgada no último dia 14, readequou os leitos disponíveis para o tratamento específico do coronavírus.

Com a atualização do Mapa Hospitalar de Leitos Clínicos e de UTI do Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Coronavírus COVID 19 do Estado de Mato Grosso do Sul, o Estado passa a ter 1.405 leitos exclusivos para o tratamento da doença. “Este número é 36,3% maior do que tínhamos de leitos disponíveis”, afirma a Diretora-Geral de Atenção à Saúde, Marielle Alves Correa Esgalha.

Dos leitos já existentes, 672 leitos clínicos; 157 leitos pediátricos; 65 UTI’s adulto e 6 UTI’s pediátricas serão destinados exclusivamente ao Covid-19. Em ampliação teremos mais 311 leitos clínicos adulto, 13 leitos pediátricos e 187 leitos de UTI adulto.

Com oito unidades hospitalares com leitos para o tratamento do Covid-19, a Capital possui 180 leitos clínicos adulto disponíveis; 11 leitos clínicos pediátricos; 43 leitos UTI adulto e 2 infantis. Em ampliação: 239 leitos clínicos e 71 leitos de UTI (adulto).  

Clique aqui e veja a lista completa dos leitos em MS (páginas 14 a 16)

Máscaras e respiradores

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, inicia nesta semana a distribuição de 15 respiradores e 80 mil máscaras hospitalares N95 importados da China para Mato Grosso do Sul. Os respiradores atenderão as redes de saúde da Capital do Estado, onde a pandemia afeta um grande número de pessoas, e o município de Três Lagoas, que é referência no atendimento à saúde para 10 municípios da Costa Leste. Já as máscaras serão destinadas a esses mesmos municípios, além de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita, Selvíria e Campo Grande.

“Estamos enfrentando uma situação inédita como sociedade moderna e sabemos que a disponibilidade de respiradores e equipamentos de proteção é fundamental para salvar a vida de milhares de brasileiros. Por isso, devemos unir forças para vencer essa batalha contra o Covid-19”, afirma o presidente da Suzano, Walter Schalka.

“A Suzano é uma indústria parceira de Mato Grosso do Sul, que rapidamente atendeu uma demanda urgente do Estado em relação aos equipamentos de saúde, além de tomar decisões importantes como não demitir seus colaboradores e terceirizados ações importantes neste momento de pandemia do coronavírus. Estamos providenciando estrutura logística para que os produtos e equipamentos cheguem ainda esta semana no Mato Grosso do Sul”, afirma o secretário titular da Semagro, Jaime Verruck.

A empresa foi uma das primeiras a aderir e desenvolver protocolos de biossegurança, onde seus colaboradores, cuja presença é indispensável nas operações, adotou como ações prioritárias, por exemplo, a medição de temperatura corporal dos trabalhadores antes do acesso a fábricas, ônibus ou viveiros; a distribuição de refeições individuais e espaçamento maior entre mesas e cadeiras nos refeitórios; a adoção de maior distanciamento de cadeiras em salas de controle operacionais, com sinalização visual no local; a limitação a 50% no número de colaboradores transportados nos veículos da empresa; o aumento da frequência de limpeza e higienização de áreas comuns; a disponibilização de máscaras aos colaboradores que estiverem nas Unidades; e a adoção de quarentena caso haja identificação de colaborador ou prestador de serviço com risco de contaminação.

Para o governador Reinaldo Azambuja essa corrente positiva efetivada pelas indústrias é mais um dos fatores que está ajudando o Estado a enfrentar os impactos da pandemia tanto na área da saúde, como social. “O apoio e solidariedade de empresas e indústrias instaladas aqui são fundamentais para que reforce a atuação do Estado no cuidado com a vida dos sul-mato-grossenses. São exemplos para todo o País e Três Lagoas, que é um município onde há casos comprovados a atenção se faz necessária e, por isso, esses respiradores e máscaras hospitalares serão bem-vindos”.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *