29/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Prefeitura amplia frota de ônibus para atender reabertura do comércio

Publicado em 08/04/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Desde o último dia 6, o transporte coletivo de Campo Grande está com a frota ampliada de 33 para 250 ônibus, com circulação entre 5h e 21h30, para atender o aumento de fluxo de usuários com abertura do comércio varejista e do segmento de prestação de serviço, além das repartições públicas municipais. Continuam suspensos os cartões de gratuidade de idosos e estudantes. Desde a semana passada os ônibus estão circulando para atender trabalhadores de serviços essenciais (hospitais, farmácias, posto de combustível), lojas de material e industrial da construção civil.

Como a orientação é que seja adotado o sistema de rodizio de funcionários os técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) acreditam, que o serviço funcionará de modo aos usuários manterem o distanciamento necessário, indispensável para evitar a  disseminação do novo coronavírus.

Todos os usuários terão de viajar sentados e caso, alguém entre nos veículos insista em fazer o percurso de pé, o motorista será orientado a não retomar o trajeto enquanto o passageiro não desembarcar e esperar o próximo ônibus. Mesmo nos terminais, o embarque será pela porta frente, passagem pela roleta, mas sem que haja o desconto de um crédito adicional do passe.
Basicamente os ônibus circularão conforme o itinerário do corujão. Sairão dos bairros até a Praça Ary Coelho onde será feita a integração para os ônibus que atendem os trabalhadores dos maiores hospitais da cidade (Santa Casa, Cassems, Unimed, Regional).

As regras de biossegurança, previstas na resolução 39 da Secretaria Municipal Meio Ambiente e Gestão Urbana recomendam que os usuários utilizem máscaras, preferencialmente de tecido ou tnt (tecido não tecido), mesmo para pessoas que não apresentem sintomas respiratórios. Devem seguir as boas práticas de uso, remoção e descarte, assim como higienizar adequadamente as mãos antes e após a remoção.

Devem também lembrar que o uso de máscaras deve ser sempre combinado com as outras medidas de proteção e higienização: evitar contato físico com outras pessoas, especialmente caso as mesmas apresentem sintomas como febre, tosse e outros, mantendo-se há uma distância mínima de 1,5m entre indivíduos;  cobrir completamente a boca e o nariz com um lenço de papel ou usar o antebraço para cobrir a tosse ou o espirro; evitar o contato físico com superfícies em locais públicos e evitar tocar a boca e nariz com as mãos, esfregar os olhos.

O fluxo de passageiros nessas linhas será monitorado constantemente, determinando-se o aumento do número de ônibus, se necessário.

Os usuários poderão consultar horários e itinerários no site, no canal  “LINHAS e HORÁRIOS”, clicando em seguida no botão “Consulte Aqui Linhas e Horários”. A equipe de fiscalização e operacional do consórcio Guaicurus estará na Praça Ary Coelho orientando e tirando dúvidas dos clientes.  Em caso de dúvida ligue 3316-6600 ou 0800-647 0060.

Táxis e mototáxis 

O decreto 14.232, que trata das medidas de prevenção ao coronavírus no sistema municipal de mobilidade urbana, abrangendo além de ônibus, táxis, veículos de aplicativos e mototáxi, autoriza os profissionais que exploram o serviço também a fazer a  entrega de mercadorias. No entanto, está suspenso o transporte individual de passageiros através de mototáxi.
Os veículos de transporte individual de passageiros terão de transitar com todas as janelas abertas, com passageiro viajando apenas no banco de trás, preferencialmente no lado direito, e o motorista deverá higienizar com produtos sanitizantes as maçanetas após cada corrida/viagem.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *