29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Tamanho da taça de vinho influencia no quanto você bebe

Publicado em 31/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Aquela inofensiva taça de vinho que tomamos de vez em quando talvez não seja tão inofensiva assim. Um novo estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, sugere que o tamanho do recipiente em que a bebida é servida influencia o quanto nós bebemos: maior copo, maior o consumo.

Para fazerem uma estimativa mais confiável do efeito do tamanho de uma taça sobre as vendas de vinho em bares e restaurantes, o time de pesquisadores reuniu dados de diversos estudos conduzidos nesses tipos de estabelecimentos entre 2015 e 2018, e organizou uma grande análise. Copos de 300ml foram usados como referência para as comparações.

Os cientistas observaram que, em restaurantes, uma vez que a capacidade de uma taça aumente para 370ml, as vendas de vinho aumentam 7,3%. Já quando os recipientes diminuem para 250ml, as vendas caem 9,6% – mas este segundo dado continua incerto por causa do intervalo de confiança da pesquisa. O estudo ainda demonstrou que quando a taça atinge a marca de 450ml, não há diferenças de venda em comparação à quando são usadas taças de 300ml.

Mark Pilling, pesquisador sênior associado do Hub de Métodos de Pesquisa (CRMH) e na Unidade de Pesquisa em Comportamento e Saúde da Universidade de Cambridge, deduziu que, quando compram garrafas ou jarras, consumidores tendem a encherem suas taças com mais vinho do que a quantidade padrão que um garçom serviria, por exemplo. "Se essas porções maiores ainda são percebidas como 'uma taça', então esperaríamos que as pessoas comprassem e consumissem mais vinho com taças maiores", disse o pesquisador em um comunicado.

A questão é que os clientes podem não perceber pequenas diferenças de tamanho nas taças de bares e restaurantes, e acreditar que os recipientes de 350ml e de 250ml são do tamanho padrão de 300ml – quando, na verdade, estão tomando quantidades diferentes de vinho em cada um desses casos. "Por outro lado, taças muito grandes, como a de 450ml, são visivelmente maiores, então os consumidores podem ter tomado medidas conscientes para reduzir a quantidade que eles bebem, como beber mais devagar ou se servir com mais cautela", adicionou Pilling.

A pesquisa trouxe resultados que já haviam sido observados por estudos anteriores, como baixas nas vendas de vinho em dias mais quentes e altas em sextas-feiras e sábados. Porém, ao combinarem dados de vários experimentos, os especialistas não encontraram diferenças significativas nas vendas de vinho a partir dos tamanhos das taças em bares, o que contraria uma pesquisa anterior.

Avaliado como o sétimo maior agente de mortes precoces ao redor do mundo, o álcool deve ser consumido com moderação. No entanto, os tamanhos das taças de vinho cresceram quase sete vezes nos últimos 300 anos. Desde 1990, o consumo de vinho quadruplicou na Inglaterra, embora o número de consumidores se manteve constante.

"Se quisermos enfrentar os efeitos negativos do álcool de maneira séria, então precisaremos entender os fatores que influenciam o nosso consumo", afirmou Theresa Marteau, diretora da Unidade de Pesquisa em Comportamento e Saúde da Universidade de Cambridge e coautora do estudo. Para ela, as descobertas podem orientar legislações que restrinjam a ingestão de álcool em refeições fora de casa.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *