29/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Carboidratos refinados podem aumentar risco de insônia, diz estudo

Publicado em 10/03/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram que a insônia pode estar ligada a uma dieta rica em carboidratos refinados, que estão presentes em doces, refrigerantes, arroz e pão branco. Por passarem pelo processo de refinamento, essas substâncias são digeridas mais rapidamente do que carboidratos comuns e, na corrente sanguínes, viram açúcar rapidamente.

Em comunicado, o líder do estudo, James Gangwisch, da Universidade Colúmbia, explicou que quando o nível de açúcar no sangue sobe, o corpo libera insulina, que opera diminuindo a concentração do açúcar. “A queda de açúcar no nível do sangue pode lançar hormônios como adrenalina e cortisol, que interferem no sono”, disse.

Para entender melhor essa relação, os cientistas analisaram a dieta de mulheres acima de 50 anos de idade, que estavam no período pós-menopausa. Foram coletados dados de mais de 53 mil participantes, que constavam na pesquisa Women's Health Initiative, realizada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, entre 1994 e 1998.

Os pesquisadores notaram que as participantes do estudo que ingeriram carboidratos refinados eram mais propensas a ter insônia, e o nível de açúcar no sangue aumentava mais rápido. Já aquelas que comeram altas quantidades de vegetais e frutas – fontes de carboidratos que demoram a ser digeridos – tiveram menor risco de dormir mal. 

Segundo os cientistas, isso não acontece apenas em mulheres na pós-menopausa – pode se aplicar a qualquer um. Por isso, é essencial manter uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras, grãos e cereias integrais. Assim, suas guloseimas favoritas até podem fazer parte da sua vida – desde que consumidas com moderação. Lembrando que o acompanhamento de um nutricionista é essencial para saber qual modelo alimentar funciona melhor para você e sua saúde.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *