18/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Beber mais água vai melhorar seu humor, concentração e memória

Publicado em 18/02/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Todos nós sabemos que deveríamos tomar mais água – oito copos de 250ml por dia, para sermos exatos. Os médicos nos dizem isso, a ciência nos diz isso e até nossos colegas de trabalho repetem (será que somos só nós, ou há outras pessoas que vira e mexe encontram garrafas de água reutilizáveis em cima de suas mesas de trabalho?).

Mas nossa vida é agitada, e às vezes é difícil beber toda essa água. Ou talvez não estejamos com vontade de beber água, porque não é a bebida mais gostosa que existe (foi por isso, aliás, que Deus criou o limão).

Mas tomar aquelo copo ou aquela garrafinha de água a mais pode fazer uma diferença enorme a como você se sente.

Se você se mantém hidratado, você se sente bem melhor

Muitos estudos já comprovaram conclusivamente que mesmo uma desidratação leve (1% a 3% de nosso peso corporal) pode prejudicar nosso estado de ânimo, memória, pensamento crítico e performance cerebral. Sim, o cérebro também precisa ser hidratado, assim como o resto do corpo (especialmente se você é fisicamente ativo), e isso se aplica às pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.

Mais de 60% do corpo humano é feito de água. Por isso mesmo, os efeitos da desidratação podem ser imediatos.

Um estudo de 2012 constatou que uma desidratação leve (1,36%) após a prática do exercício físico prejudicou o humor e a concentração de mulheres jovens e aumentou o número de cefaleias. Um estudo de 2011 descobriu que a desidratação leve afetou a memória ativa dos participantes e intensificou suas sensações de ansiedade e fadiga.

Se você sentir uma dor de cabeça querendo começar, tome um copo d’água.

Pesquisas indicam que a desidratação pode provocar dor de cabeça e enxaqueca, e estudos revelam que tomar água suficiente pode aliviar as dores de cabeça provocadas pela desidratação. Mas vale lembrar que dores de cabeça que não sejam decorrentes de desidratação provavelmente não vão melhorar se você beber mais água.

Se você estiver cansado, beber água pode literalmente aumentar sua energia.

Estudos indicam que a desidratação pode levar ao aumento da fadiga, raiva e confusão e à perda de vigor. Quando você toma água, está ajudando seu coração a se manter saudável. E isso eleva sua energia.

“O coração funciona constantemente, bombeando cerca de 7.500 litros de sangue por dia”, destaca a The Heart Foundation (Fundação Cardíaca) em seu site. “Quando você se mantém hidratado – ou seja, toma mais água do que a água que você perde ―, está ajudando seu coração a desempenhar bem seu trabalho.”

De acordo com a entidade, as pessoas que correm o maior risco de sofrer desidratação são idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças e atletas.

Os sintomas de uma desidratação leve a moderada incluem sensação de sede, boca seca, urina amarelo escura e dor de cabeça. Os sinais de desidratação muito grave incluem a anuria, urina amarelo muito escura, irritabilidade, tontura, frequência cardíaca acelerada e apatia.

Coisas como uma dor de cabeça leve e sensação de fadiga podem não parecer muito preocupantes, mas a desidratação pode levar a problemas sérios como um ataque cardíaco ou uma insolação.

O melhor deste pequeno hábito é que é algo tão fácil de fazer. Compre uma garrafinha reutilizável ou um copo e tome a bendita H2O. Se você não curte o sabor de água pura, não faltam ideias para infusões à base de água, com o acréscimo de limão, pepino, maçã, hortelã, laranja ou morango à água.

Há outras maneiras de consumir água sem bebê-la pura – por exemplo, água de coco ou chá de ervas e não cafeinado. Além disso, alguns alimentos com alto teor hídrico, como melancia, morangos, melão e pêssegos, propiciam muita hidratação saudável.

Onde fazer: Leve uma garrafinha de água com você em todo lugar! Mantenha uma garrafa d’água no trabalho, deixe um copo de água em sua mesinha de cabeceira e inclua uma garrafa de água em sua bolsa quando sair de casa.

Outras maneiras de não se esquecer de tomar água são: manter um copo ao lado da cama para não se esquecer de tomar alguns goles antes de dormir e assim que acordar. Tomar alguns goles de água antes de cada refeição. Deixar uma garrafa grande de água no trabalho, para não precisar ficar levantando a toda hora para encher um copo. Marcar um deadline para acabar de tomar cada copo d’água. Prometer a si mesmo que você vai tomar um copo de água para cada xícara de café que beber.

Como ela nos faz sentir: Realmente nos sentimos mais despertos e mais energizados quando bebemos muita água. E há uma vantagem adicional: beber muita água propicia uma sensação de saciedade, reduzindo nossa vontade de comer besteira a todo momento.

E essa é sua dica do dia.

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost Canadá e traduzido do inglês


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *