19/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Frustração, um palavrão?

Publicado em 18/02/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Frustração é exatamente o estado psicológico em que entramos quando alguma de nossa expectativa não é atendida. E não dá para dizer que isso é exatamente legal.

A realidade é que nem tudo na nossa vida vai dar certo. Ou mesmo que muita coisa dê certo, não é sempre que vai acontecer.

Talvez, a primeira resposta que a gente pensa quando se questiona sobre como lidar com a frustração é: não alimentar expectativas. Mas isso é quase impossível.

Quando nos sentimos frustrados, a gente acaba misturando uma sensação de tristeza por não ter realizado o que gostaríamos de ter realizando. Também rola uma certa impotência diante da situação que não aconteceu como esperávamos.

Para completar o combo, sentimos uma pontada enorme de injustiça. É o pensamento clássico: “Por que isso aconteceu justamente comigo?”

O tempo passa, os dias seguem e, inevitavelmente, esse sentimento vai se dissipando. Depois, olhando para trás, é fácil de perceber que não foi tão ruim assim. É aquele famoso clichê: “Essa foi a melhor coisa que não me aconteceu”.

E aqui não entra aquele papo piegas de ver o copo meio cheio ou meio vazio. Aprender a lidar com a frustração é algo um pouco mais pragmático que indica outras situações que precisamos internalizar: não, você não tem o controle de tudo. E sim, precisamos parar de ser tão imediatistas.

Como lidar com a frustração

1. Abra mão da tendência de querer controlar tudo o que está a sua volta
2. Exercite a sua tolerância ao desconforto
3. Tenha consciência sobre os tipos de sentimento que a frustração gera e não hesite em nomeá-los: raiva, desânimo, decepção?
4. Tenha noção de que nem tudo o que a se quer será atendido no momento em que se deseja, por mais que se pense que mereça isso
5. Reconheça que a perfeição não existe


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *