23/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Pesque e Solte começa neste sábado na calha dos rios Paraguai e Paraná

Publicado em 31/01/2020 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A modalidade Pesque e Solte de pesca amadora será liberada em toda extensão da calha dos rios Paraguai e Paraná a partir deste sábado (1° de fevereiro). Os demais rios continuam com a pesca totalmente proibida devido ao período de Piracema, iniciado em 5 de novembro e que segue até 28 de fevereiro em Mato Grosso do Sul.

O Pesque e Solte não afeta a Piracema, pois nos rios onde é liberada a modalidade em fevereiro os peixes iniciaram a subida antes, portanto já fizeram a desova. Porém, os pescadores devem zelar pelos peixes, usando anzóis sem farpas para evitar ferimentos e devolvendo os animais ao rio no mesmo local em que estavam.

A Piracema é o período de defeso, quando os peixes sobem a correnteza em direção às cabeceiras para se reproduzir. A PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) estão com força-tarefa para fiscalizar e combater a pesca nesse período e garantir a reprodução das espécies.

A Piracema tem duração de três meses e nos dois primeiros foram apreendidos 369 quilos de pescado e 32 pessoas foram presas e autuadas por crime ambiental pela PMA. O relatório foi entregue pelo comandante da PMA, tenente-coronel Eduardo Lane, ao secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

O número de apreensões e prisões neste ano está bem acima do registrado no mesmo período do ano passado e as autoridades estão atentas. O Imasul está reforçando a fiscalização, com 30 servidores na operação que segue até 28 de fevereiro em todas as regiões do Estado. Além dos rios, peixarias e restaurantes também estão sendo vistoriados. Quem for pego com pescado nesse período, sem comprovação de origem, sofrerá sanções previstas da lei de crimes ambientais.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *