19/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Prefeitura prepara ações para o Dourados Rosa

Publicado em 26/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A Prefeitura de Dourados já iniciou os preparativos para a realização da campanha Dourados Rosa em outubro, evento de alerta à prevenção do câncer de mama. Toda a administração municipal estará envolvida nas atividades.

As unidades básicas de saúde vão concentrar a maior parte das ações durante todo o mês de outubro. Algumas vão estender o horário de expediente ou trabalhar em dias diferenciados, para intensificar as atividades. Como cada posto fará programação própria, a orientação é para que as mulheres procurem a unidade mais próxima de casa para se informar sobre as atividades da campanha.

Serão realizados diversos serviços, como exame clínico da mama, coleta para preventivo contra o câncer do colo do útero chamado papanicolau, verificação de pressão arterial, avaliação nutricional, orientações sobre o exame clínico da mama, vacina contra HPV nas jovens que estão na faixa etária, entre outros.

“É um trabalho que a prefeitura já realiza rotineiramente, mas será intensificado em prol do alerta sobre a importância do diagnóstico precoce”, lembrou a coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança da Secretaria de Saúde, Márcia Cristina Pereira da Silva. Diagnosticar precocemente pode aumentar as chances de cura do câncer de mama.

Além do trabalho nas unidades e também em postos itinerantes que serão montados, ainda está programada a Corrida Rosa que pretende através da prática esportiva, mobilizar a cidade pela prevenção do câncer de mama.

Segundo edição

Esta é a segunda edição da campanha Dourados Rosa que mobilizou toda a cidade no ano passado. Foram realizados em outubro de 2013, ao menos 4.470 atendimentos, entre preventivos, mamografias e exames clínicos da mama. A atividade contou com o apoio da equipe do Hospital do Câncer de Barretos para atividades itinerantes.

“A Dourados Rosa já é aguardada e se mostrou um importante instrumento de conscientização. Por isso a intenção do prefeito Murilo é fazer a campanha todos os anos. Estamos com boas expectativas para este ano”, lembrou o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *