24/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Programa aperfeiçoa conhecimento musical de instrumentistas

Publicado em 26/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Instrumentistas de música clássica adolescentes, jovens ou adultos que já possuem conhecimento musical e desejam seguir carreira em orquestra, podem aprimorar seus conhecimentos por meio do programa de aperfeiçoamento do Centro Municipal de Música. Atualmente, cerca de 20 adolescentes e jovens participam do programa.

A iniciativa surgiu no início da formação da Orquestra Municipal, criada em 2007. Hoje, aproximadamente metade dos músicos que participam dos concertos promovidos pela orquestra é oriunda do projeto. “Este programa serve para suprirmos nossa necessidade de músicos, além de aprimorar jovens talentos”, explica o maestro da orquestra, Eduardo Martinelli. “Investir nos músicos em início de carreira faz com que tenhamos grandes músicos no futuro”, completa.

Os alunos que entram no programa de aperfeiçoamento musical, em sua maior parte, começaram a tocar em projetos realizados em bairros periféricos da Capital, como o da Fundação Barbosa Rodrigues, Viver Bem, entre outros. Quando os professores percebem que algum tem um talento especial e vontade de seguir carreira musical eles indicam para ensaiarem com os músicos da Orquestra Municipal.

Um dos pontos que os alunos que ensaiam no Centro Municipal de Música mais comemoram é o fato de terem contato com instrumentistas profissionais não só de Campo Grande, como de outros lugares do país, que visitam o local durante apresentações na Capital. “É muito bom ter esse contato para nosso amadurecimento musical, pois há trocas de experiência e de conhecimento. Isso acrescenta muito em nossa carreira”, afirma a violonista Eloísa Américo Miranda, de 15 anos.

Centro Municipal de Música

Apesar de ter o programa de aperfeiçoamento musical como um ponto forte, Martinelli lembra que o principal objetivo da nova sede do Centro Municipal de Música – inaugurada em 2 de setembro – é ser um espaço para ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal e da Banda Municipal.

O local possui nove salas para ensaios e um auditório com capacidade para 200 pessoas. Cada parte da orquestra, composta por músicos que tocam o mesmo instrumento, tem uma sala exclusiva de ensaio. No auditório são realizados os ensaios gerais e concertos.

Instrumentistas interessados em ingressar no programa de aperfeiçoamento musical podem entrar em contato pelo telefone do Centro 3314-3206. A agenda de concertos da orquestra está disponível no site www.sinfonicadecampogrande.com.br ou pelo telefone do Centro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *