19/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Como falar com seus filhos sobre questões ambientais sem causar pânico

Publicado em 12/11/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Diversos textos já foram escritos sobre os pais que optam por não ter filhos para ajudar o meio ambiente, afinal, menos um ser humano no mundo para sobrecarregá-lo. Os meios de comunicação – incluindo o HuffPost – afirmam repetidas vezes que a geração millennial não está tendo filhos por causa das mudanças climáticas.

Uma contranarrativa popular é que as pessoas não estão (ou pelo menos não deveriam) adiando ter filhos por causa das mudanças climáticas; em vez disso, eles estão tentando criar uma nova geração de administradores ambientais que vão minimizar as falhas de outras gerações. Basicamente, o argumento é tenha filhos, já que “eles vão nos salvar e limpar a bagunça que nós fizemos”. 

Mas criar ativistas climáticos esclarecidos parece um daqueles objetivos de vida que é fácil perder de vista quando você está envolvido em fraldas e horários escolares.

O que isso realmente significa, não apenas na teoria ou em textos bonitos nas redes sociais, mas no dia a dia?

E como os pais podem evitar deixar as suas crianças ansiosas em relação a todos os problemas do mundo?

Aqui estão cinco dicas práticas para os pais se lembrarem nessa missão.

Não evite o problema

Os pais às vezes têm uma tendência (completamente compreensível) de proteger seus filhos de coisas que trazem preocupação, mas especialistas dizem que evitar tópicos difíceis prejudica mais as crianças do que as ajuda.

Em resumo, é porque as crianças sabem o que está acontecendo. Em uma pesquisa com alunos da quinta série, mais de 70% disseram que se sentiam pessimistas em relação ao futuro da Terra – alguns expressando medos apocalípticos, como: “Talvez não haja mais nada daqui a 100 anos”.

“Uma maneira de as crianças lidarem com os problemas é confiar nos adultos para resolvê-los”, disse Susan Clayton, diretora de psicologia do College of Wooster, em Ohio. “O nível de negação em nossa sociedade, particularmente nos níveis mais altos do governo, só pode contribuir para a ansiedade e a raiva das crianças em relação às mudanças climáticas”.

Mas tente evitar toda a melancolia … até a quarta série

David Sobel, um educador ambiental e membro do corpo docente da Universidade Antioch, em New Hampshire, tem uma expressão que ele gosta de usar: sem tragédias até a quarta série. Antes desse período, você não ajudaria seu filho conversando com ele sobre as crises que nosso ambiente enfrenta.

“Tragédias se referem a grandes problemas na escala terrestre em que as crianças realmente não têm nenhum efeito. A mudança climática é uma dessas: destruição da floresta tropical, destruição do ozônio, esse tipo de coisa ”, disse Sobel.

“Há uma mudança de desenvolvimento ocorrendo por volta da quarta série, que tem a ver com o escopo mais amplo de compreensão e conscientização. Existe essa capacidade de pensar racionalmente – e de colocar a razão acima da emoção como uma estratégia acessível às crianças”, explicou Sobel.

Se sua criança de 9 ou 10 anos não estiver pronta para esse tipo de conversa mais pesada, não force a barra. Isso não significa que você está ignorando ou negando o problema. Significa simplesmente que você está respeitando o momento que o seu filho está agora.

Quando eles são pequenos, seu objetivo número 1 é promover o amor à natureza

Pode parecer que a melhor maneira de ajudar na conscientização ambiental é conversar diretamente com as crianças sobre mudanças climáticas e, embora esse tipo de conversa franca seja essencial, especialistas dizem que não é realmente a ferramenta mais potente.

“Colocar as crianças em contato com a natureza é muito mais importante do que ensinar a elas que grandes tragédias estão acontecendo”, disse Sobel.

A pesquisa vincula a brincadeira infantil na natureza a todos os tipos de gestão ambiental futura: voluntariado, apoio a políticas pró-ambientais, compra de produtos “verdes”, reciclagem e muito mais.

Sem promover uma conexão profunda com a natureza, você não pode levar seus filhos a adotar comportamentos ecologicamente corretos. Eles simplesmente não vão se importar o suficiente.

Você não precisa morar na floresta, acrescenta Sobel. 

“Apenas estar na rua e interagir com cachorros, gatos e pombos podem ajudar”, argumentou Sobel. “O trabalho dos pais é priorizar esse tipo de caminhada e essas oportunidades para ter um tempo de qualidade perto do verde, mesmo se você mora em um apartamento em uma cidade.”

Concentre-se em pequenas ações

Um de nossos grandes desafios, como pais, é ajudar nossos filhos a formar hábitos saudáveis ​​e produtivos que eles terão pela vida toda. E a janela para fazer isso é surpreendentemente curta. Algumas pesquisas sugerem que rotinas e hábitos são muito bem formados quando as crianças têm até 9 anos.

Estabelecer bons hábitos ambientais é tão importante quanto, por exemplo, ensinar seu filho a arrumar a cama ou a se limpar. Portanto, seja consistente e use explicações “de pequena escala” e “compreensíveis”.

Sobel diz: “Vamos desligar as luzes quando sairmos, porque isso economiza energia e é melhor e mais saudável para todos.”

Ou ainda: “Vamos reciclar porque essas coisas podem ser transformadas em novos produtos e é mais saudável para a Terra. ”

Para as crianças que estão começando a ter uma compreensão maior e mais ampla das situações, incentivá-las a tomar pequenas ações diárias fará com que se sintam “menos impotentes e mais empoderadas”, explicou Clayton. E, novamente, depois que eles atingem o limite da quarta série, você pode começar a conectar essas ações diárias menores à imagem mais ampla da crise climática.

Esteja sempre atento aos sinais de ansiedade

A ativista adolescente Greta Thunberg falou publicamente sobre como ela entrou em uma depressão profunda aos 11 anos de idade, alimentada em parte por seus medos sobre as mudanças climáticas. E, embora não haja muitas pesquisas examinando até que ponto as questões ambientais estão ligadas a problemas de saúde mental em crianças, alguns especialistas dizem que estão vendo “eco-ansiedade” em seus pacientes. (Lembra daquela história na segunda temporada de “Big Little Lies”?)

Os pais certamente precisam estar atentos para saber se alguma preocupação que seu filho está sentindo sobre o meio ambiente está afetando sua capacidade de viver bem: fazer a lição de casa, por exemplo, ou dormir e socializar com os amigos da maneira que normalmente faria, diz Clayton.

Esses são sinais de que eles podem estar lutando com alguma ansiedade real sobre isso e podem se beneficiar de alguma ajuda externa. O pediatra é um bom lugar para começar.

Por fim, o objetivo dos pais é triplo, Clayton disse: “Reconheça que é um problema, enfatize que há coisas a fazer sobre isso e incentive as crianças a se envolverem”.

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *