19/04/2024 - Edição 540

Brasil

Dois terços das famílias não pensam em poupar

Publicado em 16/09/2014 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Guardar parte da renda é uma preocupação que passa longe de mais de dois terços dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo instituto Ipsos a pedido da Fenaprevi para avaliar a percepção do brasileiro sobre poupança de longo prazo.

O levantamento, feito em 1.500 domicílios nas cinco regiões, revela que 68% não têm tal preocupação. Importante destacar: 65% dos respondentes tinham renda até três salários mínimos.

E esse é um dos fatores que explica o resultado, na avaliação de Osvaldo Nascimento, presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi): preponderância de pessoas nessa faixa de renda, aliado ao modelo de Previdência Social brasileiro, que garante beneficio a todos os cidadãos.

Obrigação do Estado

Embora percebido como baixo pelas classes A e B, o valor pago pelo INSS está dentro da faixa de até três mínimos. O teto atualmente está em R$ 4.390,24. "Essa população (com renda até três mínimos) entende, assim, ser obrigação do Estado dar uma renda para terem velhice digna, o que desestimula reserva financeira", afirma Nascimento.

O professor de finanças Gilberto Nobre, da BBS Business School, acrescenta que colabora ainda a falta de cultura de poupança do país.

Outro dado da pesquisa ajuda a explicar por que tantos brasileiros não pensam em guardar dinheiro: 55% não fazem orçamento doméstico. Sem saber qual destino está tendo o dinheiro, fica mais difícil de guardá-lo.

Há uma boa notícia, observa Nascimento: está se tornando menos comum a mentalidade de que é necessário ter muito dinheiro para guardar e formar uma reserva.

A disciplina passa a ser percebida como aliada desse processo, tornando desnecessário separar grandes quantias para formar reservas. Pequenos valores guardados com regularidade dão conta do recado.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *