23/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Tudo o que você sempre quis saber sobre a transa durante a menstruação (mas tinha medo de perguntar)

Publicado em 22/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Tem algo que seja tão polarizador, em termos de sexo, quanto transar durante a menstruação? Tem quem adore. (O orgasmo pode aliviar os piores sintomas sentidos pelas mulheres, segundo um estudo de 2013). Além disso, algumas mulheres sentem mais desejo sexual durante a menstruação, então por que não aproveitar?) Mas também existem a que não gostam nem um pouco da ideia. 

Algumas das mulheres que preferem evitar o sexo “naqueles dias” não gostam da sujeira. Obviamente, haverá derramamento de sangue. (E, é claro, algumas religiões determinam que as mulheres devem se abster de relações sexuais durante a menstruação.)

Mas também há os fãs ardorosos. Malcom, um jovem de 24 anos que estuda publicidade no Rio de Janeiro, é um deles. Sim, a sujeira é inevitável, mas nada como um pouco de preparação – no caso, colocar uma toalha escura sobre a cama.

“Me excita. Acho que é uma maneira de quebrar a rotina”, diz Malcom, que, como outros entrevistados para esta reportagem, pediu para ser identificado apenas pelo primeiro nome.

“Além disso, como namorado, acho que é praticamente tortura negar sexo à mulher justamente nos dias mais hormonalmente mais complicados para ela”, afirma ele. (“Dias hormonalmente complicados” – vamos roubar essa, Malcom.)

Para que não tem essa inclinação, o sangue costuma ser o grande problema. Bryce, um jovem de 19 anos de New Castle, Pennsylvania, pensou assim durante muito tempo.

“Acho que os caras ficam meio reticentes só de pensar em sangue”, diz ele. “Eu também era assim. A ideia me fazia perder o tesão.” 

Mas, depois de experimentar, ele virou fã.

“Minha namorada estava a fim, e eu curti”, disse. “Mesmo de camisinha, dá para perceber a diferença. E, para mim, foi bom saber que ela estava tendo um alívio da cólica.

“Até recentemente, a menstruação só era retratada na publicidade de produtos de higiene feminina como uma água azulada”, diz ela. “Assim, vários homens héteros e cisgênero não têm ideia da aparência da menstruação.”

O problema é exacerbado pelas associações que fazemos com o sangue, afirma Darnell.

“Só vemos grandes quantidades de sangue em filmes de terror, então a mente associa essas imagens ao sexo durante a menstruação, apesar de várias mulheres sentirem muito prazer transando quando estão menstruadas.”

No lado oposto do espectro estão as pessoas que se excitam com o sangue. (Nem todo mundo que curte transar durante a menstruação tem fetiche por sangue, mas isso existe.) Para outras, o barato está em fazer algo que é tabu.

“Se não deveria estar fazendo, aí é que tenho mais vontade”, diz Amy Baldwin, educadora sexual e apresentadora do podcast Shameless Sex. “Além disso, acho super sexy, porque sugere que o parceiro aceita e curte todos os meus lados.”

Qualquer que seja sua opinião sobre este tema – a favor, indiferente, “não, obrigado, não gosto de sangue” ―, não faz mal saber um pouco mais do assunto e desmistificar essa experiência. Eis o que os especialistas dizem sobre transar durante a menstruação

1. A menstruação é completamente normal. Assim como o sexo durante a menstruação.

Como todas as experiências eróticas, o sexo durante a menstruação é questão de preferência e cultura. Dito isso, talvez seja o caso de refletir sobre suas atitudes em relação à menstruação se ela estiver te impedindo de curtir uma transa, diz Chris Maxwell Rose, apresentadora do podcast Speaking of Sex (Falando de Sexo, em tradução para o português).

Se você é mulher e sente nojo de transar durante a menstruação, pergunte-se por que você sente suja ou envergonhada.

“É importante confrontar e superar a vergonha da menstruação que todas sentimos, em maior ou menor grau”, diz ela. “O objetivo é ser ‘neutra’ em relação à menstruação.”

Isso não significa que você tenha de amar ficar menstruada nem que tenha de “regar plantas usando seu coletor menstrual para se livrar da vergonha”, brinca Rose. Basta tratar o ciclo menstrual – e tudo o que vem com ele – com mais objetividade.

E os parceiros também têm de superar o tabu. 

“Muitos caras são fascinados por vulvas e vaginas e tudo o que diz respeito a elas”, afirma Rose. “Então ser convidado a experimentar o sexo durante a menstruação por alguém que não sente nojo do próprio corpo pode abrir os olhos de muita gente.

2. Não esqueça o lubrificante e as toalhas escuras.

Uma das vantagens propaladas do sexo durante a menstruação é que os fluidos são ótimos lubrificantes. Mas os absorventes íntimos podem absorver as secreções naturais e deixar tudo muito seco lá embaixo. 

“O ideal é ter um lubrificante à mão, pois as coisas podem ficar secas com a fricção”, diz Baldwin. 

Quanto à inevitável sujeira, ela recomenda investir em um lençol preto e à prova d’água, ou então use toalhas escuras. Transar embaixo do chuveiro também é uma boa ideia. 

3. E não abra mão da proteção

É verdade que as chances de engravidar durante o período menstrual são baixas, mas pode acontecer.

“Muitas pessoas acreditam que é categoricamente impossível conceber quando estamos menstruadas, mas pergunte a uma mulher que engravidou durante a menstruação para ver o quão confiável é essa afirmação”, diz Darnell.

Outro motivo para usar proteção durante o período menstrual? Pode haver um risco maior de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, afirma Janet Brito, psicóloga e terapeuta sexual do Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva do Havaí.

“Se você tem HIV ou hepatite, há uma chance maior de transmitir o vírus, porque ambos se originam no sangue. Conclusão: é sempre melhor usar camisinha.”

4. Tenha prazer em saber que você provavelmente está aliviando a dor da parceira.

Quando atingimos o orgasmo, o corpo libera ocitocina e dopamina, juntamente com outras endorfinas. Essa inundação de hormônios do bem-estar pode aliviar dores relacionadas à menstruação, especialmente cólicas menstruais e dor pélvica.

“Para algumas mulheres, um belo orgasmo é o melhor alívio para cólicas menstruais”, diz Rose. Ou seja, ao transar durante a menstruação você pode estar aliviando a dor da parceira.

No mínimo, ao mostrar interesse pelo sexo você estará provando que não há nada de ruim em menstruar. Como disse Malcolm, nosso parceiro pró-transas durante a menstruação: “Você gosta de mulheres, e as mulheres [geralmente] vêm com menstruação”, afirma. “É parte do pacote.”


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *