29/03/2024 - Edição 540

Brasil

Espanha pede oito anos de prisão para militar da comitiva de Bolsonaro que transportou cocaína

Publicado em 17/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A justiça espanhola quantificou definitivamente o valor da cocaína apreendida em 25 de junho no aeroporto de Sevilha com o sargento Manoel Silva Rodrigues, membro da tripulação de uma das aeronaves da delegação com a qual o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, viajava naqueles dias para uma reunião de cúpula em Osaka (Japão). Os 37 quilos da droga que a Guarda Civil encontrou em sua bagagem durante uma busca foram avaliados exatamente em 1.419.262,22euros (6.550.179,03 reais), conforme especificado na declaração da Procuradoria à qual o jornal El País teve acesso.

Nesse documento, no qual o representante do Ministério Público pede que o único réu preso por esse confisco seja condenado a oito anos de prisão e uma multa de quatro milhões de euros (18,2 milhões de reais), aponta para a realização em breve do julgamento do militar brasileiro, encarcerado na prisão de Sevilha desde sua detenção.

O texto do promotor detalha que o sargento Silva Rodriguez era um dos 21 tripulantes do avião da Força Aérea Brasileira BRS08 que fez uma escala naquele dia no aeroporto de Sevilha. Quando desceu da aeronave e passou pelo controle alfandegário, “foi apreendida com o culpado, por membros da Guarda Civil, em sua bagagem, uma mala, um porta-terno com um uniforme e uma mochila com pertences, 37 blocos retangulares de uma substância”. Após a análise dos mesmos, os investigadores certificaram que se tratava de cocaína com uma pureza de 80'14% e que era transportada pelo detido “para ser vendida a terceiras pessoas” que as investigações policiais não foram capazes de identificar até o momento. A Promotoria considera que esses fatos são constitutivos de um crime contra a saúde pública, com a agravante da "notória importância da substância confiscada", razão pela qual pede oito anos de prisão e uma multa milionária.

No dia seguinte à detenção, Silva Rodriguez entrou na prisão, onde permanece. Os investigadores consideram que o militar brasileiro era uma simples mula ou correio humano, e que tinha um encontro no hotel, para o qual se dirigia tanto ele como o restante da tripulação do avião para descansar durante a escala em Sevilha, com uma pessoa que iria se encarregar do estupefaciente. As circunstâncias em que a droga foi localizada –na mala sem ser ocultada entre as roupas, como pode ser vista nas imagens que EL PAÍS antecipou com exclusividade– sugerem aos responsáveis pelas investigações que o sargento acreditava que não seria submetido a nenhum tipo de controle aduaneiro por fazer parte da delegação do presidente brasileiro em viagem oficial.

A prisão na Espanha de um membro da comitiva de Bolsonaro causou uma enorme controvérsia no Brasil. Durante a campanha que o levou à Presidência, ele prometeu combater o crime e as drogas como nunca antes no país. O Ministério da Defesa brasileiro rapidamente se apressou em emitir um comunicado no qual “repudiava" as ações do militar e mostrava sua disposição de colaborar com as autoridades espanholas para esclarecer o ocorrido. O próprio presidente brasileiro descreveu o evento, em sua conta no Twitter, como "inaceitável" e exigiu "investigação imediata e punição severa ao responsável". Seis militares brasileiros se trasladaram para a capital andaluza na semana passada para interrogar o prisioneiro sobre suas supostas conexões com traficantes de drogas do Brasil e do próprio Exército brasileiro.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *