24/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Conheça os 10 mandamentos da “Bíblia da vagina”

Publicado em 15/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Se existisse um título de “ginecologista pop”, talvez não houvesse ninguém mais indicado para recebê-lo do que a ginecologista canadense Jennifer Gunter. Mais conhecida como Jen Gunter, ela ganhou fama ao questionar e derrubar mitos e tendências de bem-estar que volta e meia pipocam nas redes, e são reproduzidos inclusive por figuras públicas.

Autora de um blog sobre ciência desde 2011, é também colunista do New York Times e, em agosto, ganhou um programa próprio no serviço de streaming da emissora canadense CBC, o Jensplaining. No mesmo mês, lançou o livro The Vagina Bible: The Vulva and the Vagina: Separating the Myth from the Medicine (A Bíblia da Vagina: A Vulva e A Vagina: Separando o Mito da Medicina, em tradução livre, sem publicação no Brasil). Eis os 10 mandamentos de sua bíblia:

1. A vagina e a vulva são órgãos diferentes
A vulva é a parte externa do órgão genital das mulheres, onde ficam os pequenos e grandes lábios e os pêlos. Já a vagina é o tubo que liga a vulva ao cérvix e colo do útero, e onde o pênis penetra durante a relação sexual heterossexual.

2. O clitóris é muito maior do que você pensa
Ele tem, em média, nove centímetros — dos quais só a glande é visível e aí sim, é quase como uma pequena ervilha, com cerca de 3 milímetros.

3. Um exame pélvico não deve ser doloroso
É normal sentir um pequeno desconforto ou pressão durante o exame, especialmente se não estiver relaxada o suficiente, mas um exame pélvico deve ser indolor e rápido. Qualquer sinal de dor deve ser comunicado ao médico.

4. Não use nenhum produto de limpeza para a vagina
Ao contrário da vulva, que deve ser higienizada com sabonete neutro e água para eliminar suor e secreções acumuladas, a vagina não precisa de nenhum tratamento especial. Ela é naturalmente capaz de se autolimpar, e duchas internas para lavá-la não só são desnecessárias, como contraindicadas.

5. Cigarros são ruins para a sua vagina
O tabaco diminui o número de lactobacilos, fundamentais para a flora vaginal, podendo causar infecções. Também pode diminuir o fluxo sanguíneo no órgão e prejudicar a lubrificação, assim como prejudicar a elasticidade do órgão.

6. Se alguém diz algo ruim sobre o seu corpo, o problema provavelmente está neles, não em você

7. Tome a vacina do HPV
Existem mais de cem tipos de vírus de HPV (papilomavírus humano) e essa é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo: estima-se que metade da população sexualmente ativa tenha sido infectada por algum dos tipos. Uma das formas mais eficazes para se proteger, além do uso de preservativo e do exame papanicolau para as mulheres, é a vacina.

Com duas doses com um intervalo de seis meses, o esquema vacinal protege contra quatro subtipos do vírus e tem 98% de eficácia. No Brasil, ela é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninos de 11 a 15 anos incompletos, meninas com menos de 15 anos, portadores do vírus HIV de 9 a 26 anos, pessoas com câncer em tratamento quimio ou radioterápico, e quem foi submetido a transplante de órgãos.

8. Dor durante o sexo é uma condição médica real, não deixe ninguém dizer que é coisa da sua cabeça
Tecnicamente chamada de dispareunia, pode ocorrer antes, durante ou após o ato sexual, em lugares como vagina, uretra, bexiga e pelve. Os sintomas podem ser de dor forte, coceira e sensação de queimação. As causas podem ser físicas, como falta de lubrificação, infecções, doenças; ou psicológicas, como traumas, estresse e depressão. É importante buscar um médico para encontrar o tratamento adequado.

9. Nenhum produto externo pode controlar o pH da sua vagina
O pH considerado saudável na vagina é ácido, com uma variação entre 3,8 e 4,2. Desequilíbrios tornam o órgão mais propenso a irritações e infecções, como a proliferação de fungos como a Candida albicans e bactéria Trichomonas vaginalis. Para mantê-lo equilibrado, é importante não limpar a vagina com produtos específicos, e seguir algumas medidas diárias para evitar desequilíbrios, como usar absorventes sem perfume, calcinhas de algodão, evitar roupas muito apertadas e usar preservativo nas relações sexuais.

10. Você não pode mudar o cheiro ou o gosto da sua vagina com a alimentação
Toda mulher tem secreção e odor vaginal, resultados naturais do processo de renovação celular na vagina. Em geral, é um odor suave, pouco perceptível e que só muda de característica com as fases do ciclo menstrual ou um processo infeccioso.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *