28/03/2024 - Edição 540

Viver Bem

Estudo mostra o que acontece em nosso cérebro quando estamos entediados

Publicado em 08/10/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ficar entediado não gera consequências apenas para o seu humor – isso altera também seu cérebro. É o que aponta um novo estudo dos Estados Unidos, publicado no periódico Psychophysiology. 

Participaram da pesquisa 54 jovens, que preencheram um questionário sobre a frequência com que sentiam tédio e como reagiam a esse aborrecimento. Os voluntários também fizeram um exercício: durante 10 minutos, ficaram responsáveis por acionar pinos virtuais em um computador. A intenção era que a tarefa fosse bem entediante mesmo. 

Os resultados mostraram que nas pessoas mais suscetíveis à sensação tediosa havia uma maior atividade em uma área específica do cérebro – no caso, a parte frontal do lado direito. Segundo os pesquisadores, essa é a região da massa cinzenta acionada quando um indivíduo vivencia emoções negativas ou ansiedade.

No caso das pessoas que não se entediam com tanta facilidade, a parte frontal esquerda do cérebro foi despertada. Ela é a responsável pelo estímulo a uma distração quando estamos diante de algo pouco empolgante. 

Os pesquisadores concluíram que alguns indivíduos sentem mais impactos negativos causados pelo tédio do que outros – o que pode afetar o bem-estar emocional.

“Os resultados do estudo mostram que reagir de modo mais positivo ao tédio é possível. Agora, queremos ter as melhores ferramentas para dar às pessoas a capacidade de lidar com o fato de estarem entediadas”, explicou Sammy Perone, um dos autores da investigação.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *