25/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Homens são mais desinformados sobre a depressão do que as mulheres

Publicado em 03/09/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A desinformação sobre a depressão é um dos fatores mais prejudiciais na hora de discutir este transtorno mental. Segundo a pesquisa “Depressão, suicídio e tabu no Brasil: um novo olhar sobre a Saúde Mental”, realizada pelo IBOPE Conecta, muitas pessoas ainda veem a doença como uma “dor da alma” e que pode ser superada apenas com pensamentos positivos.

A situação é ainda é mais grave quando falamos dos homens: 30% dos entrevistados acreditam que a depressão é "falta de fé" ou não souberam avaliar a veracidade desta informação. No caso das mulheres, o índice número foi de 17%. Além disso, 35% dos homens disseram que ter uma atitude positiva basta para superar a depressão, enquanto 20% não souberam responder; apenas 26% das mulheres concordaram com a afirmação e 16% não têm uma opinião.

Quando perguntados sobre a associação da depressão como sinal de fraqueza ou falta de vontade, 17% dos homens concordaram com essa informação e 12% não souberam responder. Enquanto isso, apenas 10% das mulheres disseram que a associação é verdadeira. Em relação aos antidepressivos, 21% dos homens se recusariam a tomar o medicamento, enquanto o valor é de 16% para as mulheres. 

O estudo foi realizado por meio de um questionário online com 2.003 entrevistados, dos quais 47% eram homens e 53% mulheres. Os participantes foram separados pela idade em cinco categorias: 13 a 17 anos; 18 a 24 anos; 25 a 34 anos; 35 a 54 anos; e 55 ou mais. A pesquisa foi feita pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a farmacêutica Pfizer.

Muitas pessoas também relataram que não se sentiriam à vontade para contar no trabalho ou na escola que têm depressão, caso recebessem um diagnóstico: 56% dos entrevistados manteriam o segredo.

Além disso, nem mesmo o desenvolvimento de um quadro de depressão seria motivo para que elas fossem a fossem a um psiquiatra. Em 40% dos casos, as pessoas preferem contar com outros tipos de apoio, como falar com os amigos. 

De acordo com os resultados, a desinformação já começa nos assuntos mais básicos sobre o tema. Menos da metade (47%) das pessoas responderam que a depressão é um transtorno mental ligado ao desequilíbrio de substâncias no cérebro. Para 26% dos jovens entre 18 e 24 anos, a depressão é uma “doença da alma” e 8% deles ainda disseram que “é um estado de espírito”.

Tal quadro é extremamente preocupante, já que 90% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, e a depressão é o principal deles.  No Brasil, o assunto tem importância ainda maior, já que a taxa global de suicídios está em queda ao redor do mundo, mas apresenta um índice de alta no país, especialmente entre os jovens.

Em resposta a esses dados, será lançada a campanha "Na Direção da Vida: Depressão sem Tabu", uma iniciativa para colaborar com o movimento mundial Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio. O objetivo é disseminar informação sobre a depressão para ter uma conversa franca sobre a doença e combater o preconceito.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *