20/04/2024 - Edição 540

Brasil

Queimadas na Amazônia: Biólogo faz tutorial para desconstruir ‘desculpas’ do governo Bolsonaro

Publicado em 23/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

“Impacto ambiental não escolhe lado político e não se trata só de ‘plantinhas e animaizinhos’ queimados, como se isso já não fosse grave.” Foi o que escreveu o biólogo e professor da Universidade Estadual do Ceará e doutor em Ecologia, Hugo Fernandes Ferreira.

Em meio ao crescente desmatamento e um governo que nega estar contribuindo para as constantes queimadas na Amazônia, vista até mesmo por satélites da NASA, o professor utilizou seu perfil no Instagram para explicar a dimensão do problema ecológico e como o governo tem, sim, grande culpa nisso. 

“Se você apoia o governo, não precisa apoiar o desmonte da política ambiental. Pressione e sinalize que seu apoio não é incondicional. Se você é oposição, fure sua bolha”, sugere o professor. 

Em uma sequência de stories, Fernandes Ferreira traz dados de desmatamento nos governos anteriores e os compara com os números deste ano. Ele também rebate as maiores “desculpas” do governo, que culpa o período de seca e até ONGs por trás das queimadas, apesar de não mostrar nenhuma prova da acusação.

Na esteira, Hugo lembra que o governo desidratou importantes órgãos que fiscalizam e combatem a ação de fazendeiros e grileiros na região da Amazônia. Veja o tutorial do professor para desconstruir os principais argumentos do governo Bolsonaro sobre as queimadas da Amazônia:

Você pode conferir os dados clicando aqui

Você pode conferir os dados clicando aqui


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *