18/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Editor do Intercept Brasil apresenta palestra sobre Jornalismo Investigativo em Campo Grande

Publicado em 19/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O editor executivo do site The Intercept Brasil, Leandro Demori, estará em Campo Grande (MS) nesta quarta-feira (21), quando apresentará a palestra “Jornalismo Investigativo e Democracia – A experiência do The Intercept”.

O evento integra o calendário de comemorações dos 30 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), comemorados em outubro de 2019, e é promovido pelo Laboratório de Investigação em Jornalismo, Direitos Humanos e Narrativas Complexas (Griot/UFMS/CNPq), Frente de Jornalistas pela Democracia-MS, e o Sindicato de Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), com apoio da Associação dos Docentes da UFMS (ADUFMS) e Filiados Unidos para Resgatar o SINTES-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais de Mato Grosso do Sul).

Na palestra, o jornalista aborda o novo modelo de Jornalismo independente adotado pelo The Intercept, e que vem ganhando força no Brasil e no mundo. O Intercept foi fundado em 2013, nos Estados Unidos, por um grupo de repórteres investigativos, entre eles Glenn Greenwald. O site deu voz a Edward Snowden, revelando o esquema de vigilância global Agência de Segurança Nacional (NSA). Foi com a publicação dos documentos disponibilizados pelo ex-analista de sistemas da NASA que o mundo tomou conhecimento da dimensão do sistema de vigilância global norte-americano. Em agosto de 2016, Glenn trouxe o site para o Brasil, com as mesmas premissas que orientaram o surgimento do site nos Estados Unidos em 2013.

Após a publicação de inúmeras reportagens e investigações de relevância nacional, como a do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, a atuação da milícia no Rio de Janeiro, grilagens de terra no Norte e Nordeste brasileiro, entre outros temas ligados à defesa dos Direitos Humanos, o The Intercept Brasil ganhou repercussão nacional e internacional ao publicar, em junho deste ano, as três primeiras reportagens da série #VazaJato, revelando os bastidores da Operação Lava Jato. O material, que, segundo o Intercept, foi enviado por uma fonte anônima, mostra chats trocados no aplicativo Telegram entre o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e os procuradores da Lava-Jato. Na época, Moro atuava como juiz na operação. O teor das mensagens gerou questionamentos sobre a imparcialidade da operação e também sobre os limites éticos do Judiciário brasileiro.

Sobre o palestrante

Leandro Demori é jornalista, e editor-executivo do The Intercept Brasil desde 2017. Formado pela PUC-RS, se especializou em Jornalismo Investigativo com ênfase em máfia pela Associação de Jornalismo Investigativo do Lazio (Roma, Itália), e certificado como Investigador Web pela City University London (Inglaterra). É autor de Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império.

Entrada

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, porém, as vagas são limitadas e a entrada no local do evento será garantida por ordem de chegada, mediante lotação do espaço. Os portões serão abertos a partir das 18 horas.

Serviço

“Jornalismo Investigativo e Democracia – A experiência do The Intercept”

Hora: 19 horas

Data: 21 de Agosto

Endereço: FETEMS – Rua 26 de Agosto, 2296 – Centro


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *