28/03/2024 - Edição 540

Brasil

CNPq suspende concessão de novas bolsas por falta de verbas

Publicado em 16/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou na quinta-feira (15) que a assinatura de novos contratos de bolsas de estudo e pesquisa está suspensa por falta de verbas. O pagamento das bolsas em andamento não será afetado neste momento.

O órgão, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, financia a pesquisa de cerca de 80 mil bolsistas em cursos de graduação e pós-graduação.

O orçamento do CNPq aprovado para este ano não cobria a programação de bolsas, e o órgão solicitou crédito suplementar de 330 milhões de reais, aprovado pelo Congresso em junho. O Ministério da Economia, porém, ainda não autorizou a liberação da verba.

A decisão de quinta-feira bloqueia a concessão de novas bolsas destinadas via cotas às instituições de ensino, que decidem quais estudantes serão contemplados a partir de seus programas de pesquisa. O objetivo do CNPq é assegurar o pagamento de bolsas já concedidas, mas há risco de que também falte dinheiro para honrar o compromisso com os atuais pesquisadores.

"O CNPq informa a suspensão de indicações de bolsistas, uma vez que recebemos indicações de que não haverá a recomposição integral do orçamento de 2019. Dessa forma, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências dessa restrição", afirma o órgão em nota.

"Reforçamos nosso compromisso com a pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento do país, e continuamos nosso esforço de buscar a melhor solução possível para este cenário", acrescenta o texto.

Em 23 de junho, o CNPq já havia suspendido edital para a concessão de novas bolsas de estudo para pesquisas que visassem "contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país", também por falta de verbas.

Pesquisadores têm reagido à falta de verbas para a Ciência brasileira. A geneticista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz lamentou os cortes. "O futuro do País depende de ciência e tecnologia", escreveu, no Twitter. 

Cientistas fazem abaixo-assinado contra cortes

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), junto com outras 65 entidades científicas e acadêmicas, lançou uma petição online em defesa do CNPq. O abaixo-assinado alerta para a situação crítica em que se encontra a agência. 

Segundo o texto, o governo "precisa urgentemente recompor o orçamento do CNPq" aprovado para 2019, com um aporte suplementar de recursos da ordem de R$ 330 milhões para que a agência possa cumprir seus compromissos deste ano. 

Até as 20 horas desta quinta-feira, a petição já havia sido assinada por 94 mil pessoas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *