29/03/2024 - Edição 540

Auau Miau

A ciência explica por que gatos gostam de comer grama

Publicado em 13/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O seu gato já comeu grama? De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, é provável que sim. Querendo entender por que os felinos têm esse hábito, eles entrevistaram mil donos de gatos e viram que 71% dos bichanos já foram vistos comendo grama pelo menos seis vezes em suas vidas.

Uma das principais hipóteses é que os gatos fazem isso quando não estão se sentindo muito bem – o matinho faz com que eles vomitem. Na pesquisa, porém, apenas um quarto dos felinos comedores de grama foram vistos vomitando e 91% das pessoas disseram que seus animais não pareciam doentes depois de se esbaldar no jardim. Os cientistas concluíram, então, que o vômito é apenas uma consequência de comer grama, e não o objetivo dos gatos. 

Outras pesquisas indicam que o hábito seria, na verdade, uma questão de instinto e teria trazido vantagens evolutivas para os animais. Um trabalho apresentado em uma convenção científica na Noruega analisou essa prática em macacos e viu que mascar grama ajudou os animais a expelir parasitas intestinais que ameaçavam suas vidas.

É provável que os felinos ancestrais dos gatos também tivessem esse costume, que se mantém até hoje. Os cientistas aconselham os donos de gatinhos a cultivarem grama para que eles possam mastigá-la. É um modo de exercitar o comportamento natural deles – e evitar que comam plantas venenosas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *