26/04/2024 - Edição 540

Comportamento

Crianças de hoje preferem ser youtubers do que astronautas

Publicado em 06/08/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Nos países ocidentais, o público infantil tem mais interesse no YouTube do que em missões espaciais. A conclusão é de uma pesquisa feita com 3 mil crianças dos Estados Unidos, China e Reino Unido, realizada pela empresa Harris Poll a pedido da LEGO, fabricante de brinquedos dinamarquesa.

Perguntadas sobre o que gostariam de ser quando crescessem, 3 em cada 10 crianças norte-americanas e britânicas disseram "youtubers ou vlogueiras". Professor, atleta profissional ou músico foram carreiras que vieram em seguida, com 26%, 23% e 19% de preferência nos EUA, respectivamente; e 25%, 21% e 18% de preferência no Reino Unido, respectivamente. 

Com 11% de interesse para ambas nacionalidades, virar astronauta ficou em último lugar. A Harris Poll não soube explicar o porquê da falta de interesse, mas aponta que, no caso dos EUA, as crianças norte-americanas já estão acostumadas a ver representantes do país no espaço por causa da NASA, o que não despertaria mais tanto fascínio. 

Já na China os resultados mostraram o contrário: 56% das crianças têm preferência por ser astronauta – ou melhor, taikonauta. Os chineses também têm mais vontade de ir para o espaço e têm expectativas mais altas sobre a presença de humanos no espaço. 

Ainda no país asiático, a escolha pela carreira de professor ficou em 52%. Trabalhar com música é a vontade de 47% das crianças e 37% gostariam de ser atletas profissionais. Virar youtuber ou vlogueiro ficou em última posição, com 18% de preferência.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *