29/03/2024 - Edição 540

Judiciário

Em entrega de carteiras, Vice-Presidente da OAB/MS reforça importância da garantia ao estado democrático de direito

Publicado em 14/06/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Ao discursar na segunda solenidade de entrega de carteiras, realizada na tarde do último dia 11, o Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Gervásio Alves de Oliveira Júnior, reforçou a importância da garantia ao estado democrático de direito e sobre o significado do Exame de Ordem.

“O Exame de Ordem é a seleção derradeira, a aptidão final para vocês fazerem parte da indispensabilidade da administração da justiça, que é grandiosa e importante demais não somente para crianças que aqui correm, mas para os senhores de mais idade e à existência do estado da nossa sociedade. Governos politicamentes responsáveis atribuem a qualquer um ter uma faculdade de direito, sem se preocupar que essas pessoas, sem a devida aptidão, mal contribuirão para o exercício da cidadania”, citou Gervásio.

Em seguida, o Vice-Presidente da Ordem falou sobre o dever de preservar o estado, exemplificando com parte do hino nacional: “Verás que o filho teu não foge à luta”. “Não podemos fugir à luta da atribuição que o advogado tem, não apenas como cidadão, mas como partícipe representante institucional do estado democrático de direito. Nesta semana assistimos ao hackeamento de um ex-juiz e promotores de Justiça. Não estamos aqui para defender a ninguém, mas, sim, convidá-los a refletir sobre uma premissa que antecede a discussão de conteúdo das manifestações. Como representantes deste estado democrático de direito, podemos condenar as pessoas e aquelas manifestações transcritas, primeiro: punindo a quem hackeou, depois verificando a licitude da exposição dos fatos, para somente então verificar se a situação é digna de transgressão ético-moral de seus autores”, opinou sendo fortemente aplaudido.

Gervásio completou: “com o recebimento da habilitação profissional, vocês têm a responsabilidade de fazer com que o estado democrático de direito seja respeitado, que haja prudência e zelo na apuração, condenação e punição de culpados”, disse referindo à precipitada decisão do Conselho Federal da OAB em exigir a imediata punição do ex-magistrado e suspensão do promotor de justiça suspeitos no caso.

Exercício da profissão

Ao todo, 60 advogados e advogadas, e dois estagiários receberam o poder para exercer a advocacia nesta tarde. Compuseram a mesa de honra, além do Vice-Presidente Gervásio, o Presidente da Ordem dos advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Elias Mansour Karmouche; a Secretária-Geral Adjunta, Eclair Nantes; a Secretária-Geral Adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Janina Pouso; a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Janine Delgado; o Secretário-Adjunto da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal, Rodrigo Corrêa do Couto e a Presidente da Subseção São Gabriel do Oeste e madrinha da turma, Célia Regina Bernardo da Silva.

Na vez da palavra, a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia parabenizou e desejou a todos que sentissem orgulho em fazer parte da advocacia sul-mato-grossense. “A partir de agora vocês têm todos os poderes para transformar vidas, defender pessoas e desfazer injustiças. Vocês têm a missão de levar a ética à sociedade com disciplina. A conduta é que define vocês”, pontuou Janine.

Janaína Pouso deu boas-vindas e destacou os benefícios que a Caixa de Assistência dos advogados oferece. “É o local onde encontrarão todo o apoio e auxílio que necessitarem. Temos o programa Anuidade de Zero, onde tudo que for consumido em empresas conveniadas com a OAB é revertido em desconto, além da livraria que oferece obras a preços diferenciados e várias outras assistências em prol dos advogados”.

Madrinha da turma, a Presidente da Subseção São Gabriel do Oeste, Célia Bernardo, agradeceu pela oportunidade e aconselhou aos futuros profissionais. “Vocês devem amar a profissão e identificar o que realmente desejam fazer todos os dias. Para ser um bom profissional é preciso estudar muito e sempre. Agora se inicia um novo ciclo na vida de vocês, uma carreira profissional das mais bonitas e apaixonantes, mas também das mais difíceis. Lutarão pelas mais diversas causas e, principalmente, pela Justiça”, disse.

O juramento foi lido pela bacharel Karen Karine Magalhães Barbosa e o discurso feito em nome da turma por Luana Pasinato. “Passar pelos cinco anos de faculdade e ao final passar por uma prova com o nível que é o Exame de Ordem, não é fácil. Mas, neste momento, estamos colhendo os frutos”, comemorou.

Prestigiaram a solenidade de posse o ex-Presidente da OAB/MS, Carlos Marques; da Conselheira Estadual, Maria Caroline Betol Carloto Nantes e do Presidente da Comissão de Direito Militar, Doreto.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *