20/04/2024 - Edição 540

Campo Grande

Governo e Prefeitura iniciam em junho a revitalização do Parque das Nações Indígenas

Publicado em 24/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campo Grande dão início em junho ao projeto de revitalização do Parque das Nações Indígenas (PNI), que envolve o desassoreamento dos lagos de contenção do Parque, bem como o conjunto de obras para solucionar o problema de assoreamento da cabeceira da Microbacia do córrego Prosa e o lançamento de sedimentos na rede de drenagem do Córrego Reveilleau, na área do PNI.

O detalhamento do projeto foi feito pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), em entrevista coletiva à imprensa realizada na governadoria, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad e demais autoridades.

“O Parque das Nações Indígenas é um espaço de toda a população. As soluções conjuntas que estamos apresentando colocam o Parque onde ele tem de estar, como uma referência para o turismo, para as pessoas, para a qualidade de vida, garantindo segurança e o uso público que a população tanto precisa e tanto deseja”, enfatizou o secretário.

A área de lazer, com 119 hectares recebe 2 mil pessoas de segunda a sexta e de 5 mil a 6 mil aos sábados e domingos. “Importante lembrar que, no ano passado, o Governo realizou obras nos 6 Núcleos de Apoio de Base (NABs) existentes no Parque, reformando banheiros, estruturas, portaria, cerca, além da recuperação, pintura e iluminação das quadras. Num total de R$ 1,2 milhão em investimentos”, informou o titular da Semagro.

O desassoreamento e recuperação dos lagos de contenção do Parque das Nações Indígenas será realizado através de convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital, com o repasse de R$ 1,5 milhão – recursos do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), oriundos de compensação ambiental. Os serviços serão executados pela administração municipal, por meio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), iniciam em junho de 2019 e têm previsão de até 120 dias para serem concluídos.

“Vamos iniciar a retirada da areia pelo lago menor, para depois limpar o lago maior. Essa areia será levada para uma área próxima ao autódromo”, informou Rudi Fioreze, da Sisep. As licenças para a escavação e a destinação dos sedimentos nos lagos do Parque das Nações Indígenas serão emitidas pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano).

Ao final do desassoreamento dos lagos do Parque das Nações Indígenas, a Sisep também vai realizar a recuperação de danos físicos causados ao local (gramados, meio fio, pavimentação, gradis e outros). O órgão municipal também irá providenciar a destinação da areia retirada do local.

Já as obras no entorno do Parque das Nações Indígenas, que envolvem as intervenções na cabeceira da Microbacia do córrego Prosa e o lançamento na rede de drenagem do Córrego Reveilleau na área do Parque serão realizadas de acordo com Termo de Cooperação Mútua, firmado entre as administrações estadual e municipal, por meio da Semagro, Imasul, Seinfra, Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Semadur, Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e Sisep. As ações previstas no termo serão executadas em até 24 meses.

Segundo o Termo, a Agesul vai realizar os estudos e o projeto técnico para as obras de controle da erosão na região da cabeceira do córrego Joaquim Português e Parque do Prosa. Também irá recuperar as pontes do Parque das Nações Indígenas e pontos de erosões sob a pista no Parque Estadual do Prosa.

A Sisep vai executar as intervenções de proteção no lançamento do Córrego Reveilleau com propósito de detenção de sedimentos e controle de cheias desse curso d’água, na Avenida Mato Grosso. No local será construído um ‘piscinão’, com capacidade de contenção de 22 mil metros cúbicos de água. “Essa obra na avenida Mato Grosso está em fase final e além de dar uma solução por muitos anos ao problema de assoreamento nos lagos do Parque das Nações, também deve reduzir as enchentes na Via Park. Esse projeto da bacia de contenção tem recursos garantidos pela Caixa”, finalizou Rudi Fioreze.

Assinaram o convênio e o termo de cooperação o governador Reinaldo Azambuja, o prefeito Marquinhos Trad, o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); o secretário Murilo Zauith, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), Ricardo Eboli, diretor-presidente do Imasul; Luís Roberto Martins de Araújo, diretor-presidente da Agesul.

“Tivemos a preocupação de resolver definitivamente o problema do assoreamento do lago”, disse o governador sobre uma das principais demandas da população.

Confira o conjunto de ações programado para a revitalização do espaço

1 – Desassoreamento da cabeceira da Microbacia do Córrego Prosa e lançamento da rede de drenagem da bacia do Córrego Reveilleau na área do Parque das Nações Indígenas (PNI).

2 – Desassoreamento e a recuperação dos lagos do Parque das Nações Indígenas.

3 – Cedência de área denominada “Casa do Pantanal”, localizado no interior do Parque das Nações Indígenas, para a Sanesul. O local será um memorial cultural com visitação aberta ao público.

4 – Implementação de ações e execução de projeto de aumento de eficiência energética, executado pela Energisa.

5 – Serviço de segurança preventiva e ostensiva e acompanhamento por videomonitoramento em tempo real, no Parque das Nações Indígenas – feito pela Polícia Militar.

6 – Ampliação das fiscalizações por meio de tecnologia de monitoramento, por parte dos Guarda Civil Municipal, na região do Parque das Nações Indígenas, por meio do compartilhamento de imagens na região do Parque das Nações Indígenas.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *