28/03/2024 - Edição 540

Campo Grande

Com recurso de emenda impositiva, Prefeitura planeja recapear 35 km de vias

Publicado em 23/05/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, cumpriu agenda em Brasília, e visitou os ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Regional em busca de recursos para recapeamento, continuidade de obras e novos projetos para Campo Grande.

No Ministério do Desenvolvimento Regional, o prefeito se reuniu com o secretário-executivo Antônio Carlos Futuro, onde falou sobre a continuidade das obras de revitalização do Rio Anhandui e liberação de recursos para recapeamento de 35 quilômetros de vias em Campo Grande.

“É um recurso muito importante para a nossa cidade, porque além de garantir um trânsito melhor, gera economia. São ruas que têm em comum, além do tráfego intenso,  o asfalto desgastado, que gera um custo muito alto com tapa-buraco, uma medida paliativa. Com o recapeamento, nós realizamos o serviço adequado para recuperação das ruas da nossa Capital”, declarou o prefeito Marquinhos Trad.

O prefeito, acompanhado do Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, e da diretora executiva de planejamento e gestão estratégica da Prefeitura de Campo Grande, Catiana Sabadin, também visitou o Ministério Turismo, para conhecer os projetos de interesse do Governo Federal que podem atender a Capital.

Recapeamento

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos já tem definido 35 quilômetros de vias urbanas estruturais que serão recapeadas em cinco regiões urbanas de Campo Grande, com os R$ 22 milhões de uma emenda da bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso.

A emenda impositiva (de liberação obrigatória) ao OGU (Orçamento Geral da União),  foi tema da audiência que o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado de secretários, teve com o ministro do Desenvolvimento nesta terça-feira.

Os recursos do OGU atenderão na região do Anhanduizinho, por exemplo, quatro das principais vias de acesso a alguns dos bairros mais populosos de Campo Grande. Haverá recomposição do pavimento  numa extensão de 6,3 quilômetros, abrangendo  os 3,1 quilômetros no Aero Rancho,  começando na Avenida Campestre, cruzamento com a Avenida Gunter Hans (saída para Sidrolândia) e seu prolongamento, a Rua Santa Quitéria, até a Rua Divisão.

Ainda na região urbana do Anhandui, será refeito o asfalto da Rua Lagoa da Prata (entre a Santa Quitéria e Avenida Guaicurus)  e  da Rua da Divisão (entre as ruas Eva Peron e Avenida Aranha).

O mesmo serviço está programado para uma extensão de  850 metros da  Ana Luiza de Souza (entre a Francisco dos Anjos e a Rua dos Gonçalves. Esta é a principal via comercial  e atravessa praticamente o Bairro Pioneiros.

Na região do Bandeira, está programada a execução de 8,1 quilômetros de recapeamento, abrangendo trecho de seis ruas: Paraisópolis, Júlio Verne, dos Democráticos, Professor Hilário da rocha, Vitor Meirelles e Rua Santa Santana. Nos 650 metros em situação mais crítica da Rua Júlio Verne (entre a Dr. Werneck e Avenida Gury Marques), o gasto médio anual com tapa buraco é de R$ 14,7 mil.

Na região urbana do Centro, os recursos do OGU vão garantir a execução de 1,450 km de recapeamento, incluindo trechos das ruas Dona Ambrosina; Levinda Ferreira; Presidente Castelo Branco e Avenida Monte Castelo, ligação da Mascarenhas de Moraes com a Rachid Neder.

Na região do Prosa, está planejada a recuperação de 10,6 quilômetros de vias, incluindo as ruas Jeribá; Hermelita de Oliveira Gomes; Paulo Machado; Pedro Martins; Olímpio Klafke; Capiatã; Giocondo; Autnomista e Luciana.

No Imbirussu, está prevista (com os recursos da emenda coletiva) o recapeamento de 8,5 quilômetros, cobrindo oito vias importantes no sistema viário da região. Será recapeada a Avenida Capibaribe (ligação entre as avenidas Julio de Castilho e Duque de Caxias); Yokoama; Taquari; Ministro José Linhares; Presidente Café Filho; Avenida Murilo Rolim Junior e Rua dos Andradas, ligações entre as avenidas Duque de Caxias e Julio de Castilho.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *