23/04/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul estreita relações diplomáticas com Portugal

Publicado em 28/03/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O governador Reinaldo Azambuja se reuniu no último dia 27 com o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, embaixador Paulo Jorge Nascimento, para estreitar relações diplomáticas entre Mato Grosso do Sul e o País Lusitano. Esta é a primeira vez que o funcionário do governo português visita o Estado. Ele ocupa o cargo de cônsul no Brasil há cerca de seis meses.

Na pauta do encontro assuntos relacionados ao turismo, comércio e cultura foram debatidos. O cônsul foi convidado pelo Governo de Mato Grosso do Sul para participar do lançamento do Rally dos Sertões em São Paulo, na próxima semana. O evento esportivo, um dos maiores ralis do mundo, terá a largada em Campo Grande no dia 24 de agosto deste ano. “O Rally será lançado numa feira de turismo, oportunidade única para o cônsul conhecer nossos atrativos turísticos”, disse Reinaldo Azambuja.

Também estiveram presentes no encontro os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); o presidente da Federação das Câmaras de Comércio Brasil e Portugal, Nuno Rebelo de Sousa, que é filho do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa; e o deputado do Parlamento Português, Carlos Páscoa.

Câmara do Comércio Brasil Portugal em MS

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa (PSDB), participou do lançamento da Câmara do Comércio Brasil Portugal em MS, que aconteceu no espaço Prime, Clube Estoril, em Campo Grande.

Voltada para o fortalecimento das relações comerciais, culturais, políticas e sociais entre MS e Portugal, a Câmara de Mato Grosso do Sul é a 17ª câmara portuguesa do Brasil e a 53ª do mundo. “Esta Câmara de Comércio é interessantíssima para o Estado de Mato Grosso do Sul. Já temos empresários do Estado que têm produção em Portugal, vendendo para Mato Grosso do Sul, e nós temos agora a possibilidade também de vendermos nossos produtos para Portugal. Isso é importante para que o Estado possa cada vez mais conquistar novos mercados”, destacou Paulo Corrêa durante a solenidade.

O presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Souza, explicou que o grande papel da organização é trazer para o Estado não só investidores portugueses, mas também de outros países que já mantém intercâmbio com Portugal. “Nós hoje em Portugal temos uma redes das câmaras e o objetivo é fazer missões cruzadas, ou seja, não só missões financiadas com fundos europeus, como também trazer muitas missões municipais de prefeituras portuguesas que hoje estão trazendo investidores para o Brasil, assim como as câmaras de outros países, que podem trazer investimentos para Mato Grosso do Sul”, disse.  

Segundo o cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Gonçalves, o papel da câmara é garantir a integração entre os o Estado e o país europeu. “A Câmara de Comércio vem para somar mais uma vez no intercâmbio comercial entre Brasil e Portugal, porque é uma via de duas mãos, importação e exportação, trazer empresários de Portugal e levar empresários do Brasil pra lá”, pontuou.

Já o cônsul-geral de Portugal em São Paulo avaliou a visita à Mato Grosso do Sul como muito positiva, ressaltando que a câmara é uma forma de estreitar laços. “Com a criação da Câmara de Comércio de Portugal em Mato Grosso do Sul a expectativa é que ela possa contribuir para o fortalecimento desses laços. Hoje realizamos uma visita a todas as autoridades de Mato Grosso do Sul e estamos certos que poderemos fazer muitas ações em conjunto entre ambas as partes”.

A solenidade de instalação da câmara contou com a presença dos deputados Professor Rinaldo (PSDB), Antônio Vaz (PRB) e Felipe Orro (PSDB). Também nesta quarta-feira, a comitiva portuguesa visitou a Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul e anunciou parceria com a Casa de Leis para fortalecer os laços entre os dois países.

Na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Prof. João Rocha, também recebeu a visita do cônsul-geral de Portugal em São Paulo.

“É uma honra receber esse sangue que nos une. Me sinto em casa quando estou em Portugal. É uma satisfação muito grande de estar lá e recebê-los aqui. Esta Casa está à disposição para manter um relacionamento estreito entre os dois países”, disse Rocha.

Segundo o cônsul-geral, a expectativa é que a Câmara de Comércio proporcione boas oportunidades para empresários dos dois países, em especial na indústria, comércio e agronegócio.

O encontro contou ainda com a participação dos vereadores Enfermeira Cida Amaral e William Maksoud, do presidente da Federação de Câmaras Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, do cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, do deputado do parlamento de Portugal, Carlos Antônio Páscoa Gonçalves, dos membros da Câmara Portuguesa do Comércio em Mato Grosso do Sul, Victor Ortiz e Eliane Diniz, e do diretor da Agência para Investimento e Comércio Externo de Portugal, Fernando Carvalho.

Intercâmbio turístico entre os países

Paulo Jorge Nascimento também foi recebido pelo prefeito Marquinhos Trad e a vice-prefeita Adriane Lopes, para estreitar relações diplomáticas visando, principalmente, a divulgação turística dos países.

Paulo falou da intenção de seu país em incentivar o intercâmbio cultural com Mato Grosso do Sul e, consequentemente, Campo Grande. “Estimular o intercâmbio cultural e turístico dos países traz um retorno importante para os dois lados”, afirmou.

Atualmente, existem em Campo Grande cerca de 2,5 mil portugueses oficialmente registrados. Durante o encontro, pautado no comércio, turismo e cultura, o prefeito Marquinhos Trad destacou a contribuição da colônia portuguesa para Campo Grande. “A gente percebe que é um povo que agrega. Exemplo disso são os campeonatos no Clube Estoril que abrem as portas para todas as colônias interagirem”.

Também estiveram presentes no encontro o deputado do Parlamento Português Carlos Páscoa e representantes da Federação das Câmaras de Comércio Brasil e Portugal e da Câmara de Comércio Brasil-Portugal em Mato Grosso do Sul.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *