29/03/2024 - Edição 540

Mato Grosso do Sul

Estado constrói ponte no maior assentamento do Brasil e integra região produtora

Publicado em 20/02/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Considerado pelos movimentos sociais como o maior assentamento do Brasil, Nova Itamarati, em Ponta Porã, tem recebido importantes investimentos do Governo do Estado. Na área da infraestrutura, a construção de uma ponte de concreto vai integrar a região produtora e facilitar a vida dos camponeses.

“O benefício vai ser para Itamarati, Cabeceira do Apa, Nova Era e Antônio João”, afirma a comerciante Jurema Vieira Matoso, de 48 anos. A mulher, que vive em Nova Itamarati e trabalha em Nova Era, explica que a ponte de concreto vai substituir uma estrutura de madeira, que era antiga e ruiu devido às chuvas intensas.

“Ficamos isolados por pouco tempo, graças ao governo que agiu rápido. Em menos de cinco meses já fizeram a de concreto, que vai ser liberada dia 2 de março para carros pequenos”, conta.

O cálculo de Jurema bate com os dados da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). Conforme o órgão estadual, as obras de construção iniciaram em outubro de 2018 e terminarão em março deste ano.  Na estrutura de concreto armado, que tem 60 metros de extensão, foi investido R$ 1,5 milhão.

“Essa ponte vai ajudar as crianças que vão à escola e as pessoas que plantam e precisam passar com a colheitadeira, plantadeira e outras máquinas”, completa a comerciante.

A construção da travessia está em fase final de obra. No momento, é executado serviço de concretagem das barras rígidas e de enleivamento. Posteriormente serão limpeza e sinalização definitiva. “Para nós representa muito essa ponte, pois temos no assentamento uma estrutura grande de trabalho”, afirma o presidente da Associação do Assentamento Nova Era, Carlos Arnóbio Stein, de 46 anos.

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja destacou a importância da obra para a agricultura familiar durante agenda em Ponta Porã na semana passada. Ele esteve na cidade para entregar patrulhas mecanizadas e maquinários agrícolas que fortalecem e profissionalizam a atividade no campo.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *