20/04/2024 - Edição 540

Viver Bem

Hidratação no verão

Publicado em 29/01/2019 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

A água é de extrema importância para a manutenção da saúde porque está envolvida em diversas funções no organismo (lubrificante, estrutural, solvente para reações químicas, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal).

Há algumas condições que podem desencadear desidratação como diarreias, vômitos, sudorese excessiva, exercícios intensos, uso de diuréticos, queimaduras extensas, entre outras. Deve-se ter cuidado principalmente com crianças, idosos, gestantes e lactantes que, por condições orgânicas, apresentam maior risco de desidratar.

Fique atento aos sinais!

Sentir sede já é um sinal de desidratação; além de boca seca, fadiga, tontura, indisposição, desatenção e, em casos mais graves, pode ocasionar confusão mental, sonolência, convulsões e coma.

Em dias quentes, perde-se líquido pela transpiração – mecanismo utilizado pelo organismo para manter a temperatura corporal. Para aproveitar o verão com saúde hidrate-se bem. Além da ingestão de água, você pode manter-se hidratado (a) por meio do consumo de água saborizada, água de coco, frutas com alto teor de água e sucos.

Sucos, frutas e água com sabor

Para quem vai curtir a praia, aproveite para tomar água de coco, ótima para reposição hidroeletrolítica natural. Não se esqueça de consumir também muitas frutas, como melancia, acerola, jambo, melão, morango, abacaxi, caju, jamelão, laranja, mamão, manga, pitanga.

Faça água saborizada adicionando uma porção de frutas (abacaxi, limão, morango, laranja) em uma garrafa de água. Também pode combinar frutas com hortelã e gengibre. Vale utilizar mais de uma fruta e inovar o paladar provando diversos sabores.

Abuse da criatividade também na hora de produzir sucos: frutas com couve, espinafre, pepino, cenoura, beterraba, hortelã, manjericão, gengibre. Combine e crie sabores diferentes de acordo com o seu gosto! Que tal iniciar o dia com um suco delicioso de abacaxi, couve, hortelã e água de coco? E para aproveitar, coloque em sua garrafa de água pedaços de gengibre.

Variações

Neste verão, desafio você a fazer um suco diferente todos os dias, variar nas combinações da água saborizada e consumir três frutas por dia!

Laranja + couve + gengibre

Abacaxi + pepino + gengibre

Maçã + couve + limão

Melancia + morango + hortelã

Kiwi + couve + hortelã

Laranja + maçã + cenoura + gengibre

Melão + limão + hortelã

Maracujá + couve


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *