19/04/2024 - Edição 540

Brasil

Em dois anos, chacinas no Brasil deixam 849 pessoas mortas

Publicado em 06/12/2018 12:00 -

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Entre outubro de 2016 e julho deste ano, 849 pessoas morreram assassinadas em 160 chacinas no Brasil. Este é um dos dados parciais da pesquisa realizada pelo projeto Reconexão Periferias da Fundação Perseu Abramo (FPA), divulgado no último dia 3, durante o seminário "Violência, Cultura e Trabalho nas periferias do Brasil".

De acordo com os pesquisadores, o intuito do levantamento "Chacinas por Chacinas e a politização das mortes no Brasil" é compreender, a partir do mapeamento das mortes, o cenário da violência letal, que revela ainda diferentes motivações para a execução do crime de acordo com cada região, como explica um dos autores, Uvanderson Vitor da Silva.

"Em alguns lugares, por exemplo São Paulo, a maioria das chacinas envolve autoridades policiais em alguma medida. Agora, quando você vai para o Nordeste, o que a gente identifica é que a maioria delas é cometida por grupos do crime organizado, enquanto no Centro-Oeste o que chama a atenção é que os crimes são cometidos em espaços de quilombos e no contexto de conflito de terra", descreve o pesquisador.  


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *