Semana On

Sexta-Feira 22.out.2021

Ano X - Nº 463

Coluna The Basic Fashion Tips

Chita Bacana

Um tecido que rodou o mundo.

Postado em 13 de Março de 2015 - Vivianne Portugal

Chita para todos os gostos. Chita para todos os gostos. Foto: Vania Jucá

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Há alguns visitei a exposição “Chita bacana”, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Contava a história do tecido chita, desde a sua aparição na Índia, passando pela Europa, até chegar ao Brasil, onde se tornou um tecido popular, de algodão, cuja principal característica é a estampa floral, de cores fortes.

Quando voltei, ainda como docente do curso de moda da Uniderp, resolvi fazer com os alunos um laboratório de criação mais apurado sobre aquele tecido tão popular. Mostrei a eles as possibilidades de modelagem que poderiam sair dali. A empolgação foi geral.

O processo de criação era desenvolvido da seguinte forma: os alunos faziam uma pesquisa sobre o tecido, depois desenhavam croquis com base na estampa que gostariam de modelar. Pronta a roupa, a professora Vania Jucá produzia as fotos.

Desenvolvemos um catálogo dessas produções e, por fim, um desfile com as criações. Uma aluna que fez peças de alfaiataria, outra um vestido de noiva, biquínis, foi incrível!

As fotos estão aí para vocês apreciarem e quebrarem o paradigma: chita não serve só para festa Junina ou para cortinas de cozinha.

Curtam muito!


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Equipe Semana On

Equipe Semana On

Coluna editada pela equipe da Semana On.


Saiba mais sobre Equipe Semana On...