28/03/2024 - Edição 540

Ponte Aérea

Bati doído

Publicado em 03/03/2021 12:00 - Raphael Tsavkko Garcia

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Uma das maiores alegrias que existe é ser xingado e até ameaçado por malucos fascistas, bolsominions, lulaminions, identitários e, bem, espanhóis. É a certeza de que bati doído.

É quase um esporte. Na verdade eu venho sendo xingado e ameaçado por espanhóis há mais de uma década. Mas hoje foi divertido. Meu texto para a Newsweek sobre a Espanha ser um perigo para a sobrevivência e a moral da UE me rendeu boas risadas no Twitter com as reações de malucos (https://is.gd/aZWylu).

Aparentemente eu faço parte de uma conspiração catalã arquitetada por Carles Puigdemont e recebo dinheiro para escrever em defesa da independência catalã. E a prova é… bem, o fato d'eu morar na Bélgica e Puigdemont estar exilado aqui.

Verifiquei minha conta bancária e, infelizmente, o pagamento do Governo não caiu. Vou ter que reclamar.

President, ens han descobert!

SUCESSO

Meu artigo para a Newsweek foi um sucesso. Não só recebi vários RTs de acadêmicos e políticos catalães e bascos (como Carles Puigdemont i Casamajó, Josep Alay, Martí Estruch, Adrià Alsina, Gorka Knörr Borràs, Aleix Sarri Camargo, etc) e instituições (como Assemblea Nacional Catalana, Amigos Estrangeiros da Catalunha e Eurolang), mas meu artigo também foi recomendado por jornais catalães ElNacional.cat e La República.

Também recebi várias ameaças, pelo menos uma de morte e meu artigo também foi criticado pelo editor de opinião do El Mundo – segundo ele, devo estar no bolso de Putin, o que me faz crer que ele não é fluente em inglês, visto que meu artigo não é de forma alguma um elogio à Rússia. Um jornal espanhol, Voz Populi, também criticou meu artigo, comparando a pontuação da Rússia e da Espanha como se a Rússia como se a Rússia por ter pior histórico em Direitos Humanos tornasse a Espanha um bom exemplo e menos ameaçadora para a UE.

Esta semana descobri que estou nos bolsos de Putin, Puigdemont, do governo catalão, do "nazionalismo catalão" … Em certo sentido, é um termômetro perfeito do sucesso.

Normalmente não sou um fã de autopromoção, mas dane-se, às vezes precisamos ter algum sucesso para variar.

Leia outros artigos da coluna: Ponte Aérea

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *