Semana On

Terça-Feira 07.dez.2021

Ano X - Nº 470

Coluna Eles em Nós

Carluxês

Idelber Avelar fala de dialetos bolsonaristas e ataques aos povos originários

Postado em 19 de Novembro de 2021 - Idelber Avelar

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

O que acontece com a língua portuguesa em mãos do Carlos Bolsonaro é inacreditável. Não me refiro aos erros de concordância, porque não sou pessoa de ficar rindo dos erros gramaticais dos outros.

É diferente: trata-se de uma espécie de lógica alucinatória em que você sabe que o sujeito está aludindo a alguma coisa ou alguém, mas não se entende bem o que ou quem é. Tudo é opaco, mesmo para quem acompanha política, mas é dito como se fosse óbvio. Em algo que vagamente se assemelha à língua portuguesa.

É engraçado demais, é das minhas contas favoritas no Twitter.

MAIS UMA INVASÃO CRIMINOSA AO DOMICÍLIO DE UMA LÍDER INDÍGENA

Da Amazônia Real (link):

"A líder Alessandra Korap Munduruku, uma das mulheres indígenas brasileiras que se destacaram na 26ª. Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), sofreu um novo ataque em Santarém, no sudoeste do Pará. Entre a noite de sexta-feira (12) e manhã deste sábado (13), sua casa foi invadida e furtada. Alessandra, que chegou de Glasgow, na Escócia, na terça-feira (9), não estava em casa, com os dois filhos e o marido no momento do ataque, justamente por temer pela segurança.

[...]

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), que a reportagem teve acesso, para entrar na casa de Alessandra Munduruku os criminosos quebraram uma janela e “subtraíram o cadeado, um equipamento DVR [que é a memória da câmera de segurança], uma pasta roxa com documentos de prestação de contas e R$ 4.000 em espécie, dinheiro que seria utilizado para assembleia do Povo Munduruku”, denunciou a líder em depoimento à polícia. “Solicito providências legais e cabíveis.”


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Idelber Avelar

Idelber Avelar

Idelber Avelar é professor titular de literatura latino-americana e teoria literária em Tulane University.


Saiba mais sobre Idelber Avelar...