Semana On

Sábado 27.nov.2021

Ano X - Nº 469

Coluna Eles em Nós

Medalha, medalha, medalha!

Idelber Avelar fala de autoelogios, deles em nós e de espalha rodas

Postado em 04 de Novembro de 2021 - Idelber Avelar

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Isso aqui é uma vergonha alheia nível master, né? "O presidente da república concede ... a Jair Bolsonaro" uma ordem nacional do mérito CIENTÍFICO. Não dá nem para contar a quantidade de coisas erradas aí.

ELES EM NÓS

Conversei sobre o "Eles em nós" e a situação política de hoje com o canal "Encruzilhadas", mantido por colegas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ficou bem bom o papo, eu achei (e bem engraçado o thumbnail). Segue o link para quem quiser conferir.

ESPALHA RODA

É impressionante como os líderes mundiais evitam Bolsonaro. Ele não é apenas um presidente de extrema-direita. No cenário mundial, ele é um extremista radioativo, o que chamávamos em Beagá de “destruidor de rodinhas”. Há uma rodinha de gente, o sujeito chega, e ela se dissolve. Sai todo mundo fugindo.

Vai ser interessante ver se isso se replica no Brasil. Ele já desgastou muito, claro, mas ainda é Presidente, tem a chave do cofre, e ainda possui uns 25% de apoio entre a população. Para que seja realmente radioativo, falta muito.

Mas se ele perde as eleições do ano que vem — se é que haverá eleições, e se é que ele aceitará a derrota (vejam a quantidade de “se”) —, não é absurdo imaginar que ele passe a ser evitado pelo próprio movimento extremista que ele representa hoje.

Eu acho essa a melhor das vinganças, muito melhor que a prisão. Ver Jair sendo evitado e ignorado pelos próprios monstrinhos que ele ajudou a criar.

Evitado fora do Brasil ele já é. Ninguém quer ser visto perto do sujeito.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Colunista

Idelber Avelar

Idelber Avelar

Idelber Avelar é professor titular de literatura latino-americana e teoria literária em Tulane University.


Saiba mais sobre Idelber Avelar...