20/04/2024 - Edição 540

Vale um Play

Alien. A história ilustrada.

Publicado em 25/08/2021 12:00 - Rafael Naruto

Clique aqui e contribua para um jornalismo livre e financiado pelos seus próprios leitores.

Alien foi um marco da ficção científica, em expor situações de sobrevivência contra uma espécie ameaçadora de um planeta distante. Com diversas narrativas, filmes, jogos e brinquedos lançados, tive a oportunidade de rever a primeira obra da franquia, agora de forma ilustrada, produzida pela editora Excelsior. Geralmente eu costumo fazer a aquisição de livros no formato digital, mas como o produto estava com um ótimo preço, optei pelo formato físico.

O trabalho de ilustração está muito bonito, cada personagem foi muito bem trabalho em características marcantes de traços e cores que fazem toda a alusão da personalidade dos habitantes da Nostromo. Gostei da forma como cada cena foi desenvolvida para agregar os aspectos dramáticos da narrativa e poder contemplar a ameaça do Alien, sem as limitações de efeitos especiais da época, torna tudo mais interessante no meu ponto de vista.

Achei incrível como ampliaram o tamanho e a ameaça do Alien em suas aparições.

De acordo com a sinopse da obra, o livro foi Vencedor do Harvey Awards, um dos maiores prêmios do mercado de HQ americano. A adaptação Best-seller de Archie Goodwin e Walter Simonson para o inovador filme de ficção científica de Ridley Scott é uma verdadeira obra-prima e se você ainda tem em mente os acontecimentos do filme, você facilmente consegue projetar o som ambiente da nave, os ruídos do Alien e a trilha sonora das cenas de ação.

Cada ambientação foi muito bem representada com cores e traços que elevam a carga dramática.

Eu passei uma tarde inteira para ler e absorver as cenas ilustradas do livro, uma vez que no filme existe uma progressão que não controlamos, na obra, podemos observar os detalhes, acompanhar os traços e contemplar a cena sem pressa para uma imersão ainda mais interessante, que se complementa ao rever o filme em seguida.

Recomendo a aquisição da obra aos interessados que está incrível e está com um investimento acessível tanto para o formato impresso ou digital. Um grande abraço para todos e até a semana que vem.

Leia outros artigos da coluna: Vale um Play

Victor Barone

Jornalista, professor, mestre em Comunicação pela UFMS.


Voltar


Comente sobre essa publicação...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *